Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODOS DE IMAGEM NO ESTADIAMENTO PRÉ E PÓS OPERATÓRIOS DO CÂNCER COLORRETAL

RESUMO

Introdução :

Dentre os testes de rastreamento de câncer colorretal, a colonoscopia é atualmente considerada a técnica de maior sensibilidade e especificidade. Entretanto, a colonografia por tomografia computadorizada (CTC), a ressonância nuclear magnética (RNM) e a ultrassonografia transrretal têm ganhado espaço significativo na prática clínica de análise pré-tratamento, rastreio e, mais recentemente, no pós-tratamento e na avaliação cirúrgica.

Objetivo:

Demonstrar a alta acurácia da CT e RNM para estadiamento pré e pós-operatório do câncer colorretal.

Métodos :

Busca e análise de artigos no Pubmed, Scielo, Periódicos Capes e Colégio Americano de Radiologia com descritores “câncer colorretal” e “colonografia”. Foram selecionados 30 artigos que continham descrições radiológicas, manejo ou dados estatísticos relacionados a este tipo de neoplasia. O critério de diagnóstico radiológico adotado foi o do Colégio Americano de Radiologia.

Resultados :

A maioria dos pacientes portadores desse subgrupo de neoplasias é submetida a procedimentos cirúrgicos com o objetivo de cura ou alívio, exceto aqueles que possuem contraindicação clínica. A colonografia por tomografia computadorizada não é a técnica de maior utilização para rastreamento; no entanto, ela é amplamente utilizada para o planejamento de tratamento, avaliação do abdome quanto à complicações locais ou presença de metástase e avaliação pós-cirúrgica. A colonografia por RNM é método diagnóstico alternativo à CT recomendado pela American Society Gastrointestinal Endoscopy. Embora ainda não haja grandes estudos sobre o uso da RNM para rastreamento, atualmente o exame de alta resolução tem apresentado bons resultados para a classificação TNM da American Joint Committee on Cancer.

Conclusão :

RNM e a TC representam os melhores meios para rastreamento de neoplasias colorretais. O uso destes métodos torna-se benéfico para diminuir as complicações e desconforto relacionadas à colonoscopia.

DESCRITORES:
Câncer colorretal; Colonografia; Tomografia computadorizada; Ressonância nuclear magnética.

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com