MÉTODOS DE IMAGEM NO ESTADIAMENTO PRÉ E PÓS OPERATÓRIOS DO CÂNCER COLORRETAL

Gleim Dias de SOUZA Luciana Rodrigues Queiroz SOUZA Ronaldo Mafia CUENCA Vinícius Martins VILELA Bruno Eduardo de Morais SANTOS Felipe Souza de AGUIAR Sobre os autores

RESUMO

Introdução :

Dentre os testes de rastreamento de câncer colorretal, a colonoscopia é atualmente considerada a técnica de maior sensibilidade e especificidade. Entretanto, a colonografia por tomografia computadorizada (CTC), a ressonância nuclear magnética (RNM) e a ultrassonografia transrretal têm ganhado espaço significativo na prática clínica de análise pré-tratamento, rastreio e, mais recentemente, no pós-tratamento e na avaliação cirúrgica.

Objetivo:

Demonstrar a alta acurácia da CT e RNM para estadiamento pré e pós-operatório do câncer colorretal.

Métodos :

Busca e análise de artigos no Pubmed, Scielo, Periódicos Capes e Colégio Americano de Radiologia com descritores “câncer colorretal” e “colonografia”. Foram selecionados 30 artigos que continham descrições radiológicas, manejo ou dados estatísticos relacionados a este tipo de neoplasia. O critério de diagnóstico radiológico adotado foi o do Colégio Americano de Radiologia.

Resultados :

A maioria dos pacientes portadores desse subgrupo de neoplasias é submetida a procedimentos cirúrgicos com o objetivo de cura ou alívio, exceto aqueles que possuem contraindicação clínica. A colonografia por tomografia computadorizada não é a técnica de maior utilização para rastreamento; no entanto, ela é amplamente utilizada para o planejamento de tratamento, avaliação do abdome quanto à complicações locais ou presença de metástase e avaliação pós-cirúrgica. A colonografia por RNM é método diagnóstico alternativo à CT recomendado pela American Society Gastrointestinal Endoscopy. Embora ainda não haja grandes estudos sobre o uso da RNM para rastreamento, atualmente o exame de alta resolução tem apresentado bons resultados para a classificação TNM da American Joint Committee on Cancer.

Conclusão :

RNM e a TC representam os melhores meios para rastreamento de neoplasias colorretais. O uso destes métodos torna-se benéfico para diminuir as complicações e desconforto relacionadas à colonoscopia.

DESCRITORES:
Câncer colorretal; Colonografia; Tomografia computadorizada; Ressonância nuclear magnética.

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com