Acessibilidade / Reportar erro

TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OBESIDADE SEVERA EM ADOLESCENTES: RESULTADOS TARDIOS

Racional:

Em crianças estima-se que a prevalência de sobrepeso e obesidade aumentou até cinco vezes nos países desenvolvidos e até quatro naqueles em desenvolvimento. No Brasil, a proporção de crianças e adolescentes com excesso de peso também cresceu de aproximadamente 4,1% para 13,9%.

Objetivo

: Avaliar os resultados cirúrgicos da obesidade severa em pacientes adolescentes.

Métodos

: Estudo retrospectivo e descritivo de 2737 pacientes portadores de obesidade severa e submetidos à derivação gástrica em Y-de-Roux selecionando deles 44 com idade média de 18,1 anos. Houve seguimento ambulatorial de 20 pacientes (45,45%). Todos foram acompanhados pré-operatoriamente por equipe multidisciplinar e tiveram sua indicação cirúrgica confirmada após a aprovação unânime de todos os membros da equipe.

Resultados

: Entre os 20 pacientes adolescentes 14 eram mulheres. Cinco do adolescentes em uso de anti-hipertensivos ou hipoglicemiantes antes da operação, quatro (80%) tiveram a suspensão da medicação e um (20%) reduziu a dose em 50% no pós-operatório. A média de perda ponderal foi de 45,4 kg após seguimento médio de 60 meses. Não houve mortalidade no grupo estudado nem complicações operatórias graves. Entre os que realizaram o acompanhamento pós-operatório com equipe multidisciplinar, 18 ficaram com IMC<30.

Conclusões

: Adolescentes submetidos à derivação gástrica em Y-de-Roux tiveram boa resposta em relação à perda de peso e melhora das comorbidades. Apresentaram baixa taxa de complicações e nenhum óbito. Todos ficaram satisfeitos com os resultados.

Obesidade; Adolescentes; Bypass gástrico; Cirurgia bariátrica; Complicações


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com