Accessibility / Report Error

PANCREATITE NECROSANTE: DESCRIÇÃO DA TÉCNICA DE DEBRIDAMENTO VIDEOENDOSCÓPICO RETROPERITONEAL (VARD) ASSISTIDA COM STENT METÁLICO RECOBERTO

Eduardo J. HOUGHTON Alain A. García VÁZQUEZ Manuel E. ZELEDÓN Andrea ANDREACCHIO Gabriel RUIZ Mariano PALERMO Mariano E. GIMENEZ Sobre os autores

RESUMO

Racional:

A pancreatite aguda é a terceira doença gastrointestinal mais comum que requer hospitalização nos Estados Unidos, com custos anuais superiores a $ 2 bilhões. A pancreatite necrosante grave é uma complicação potencialmente fatal, desenvolvida em aproximadamente 20% dos pacientes. A taxa de mortalidade varia de 15% em pacientes com necrose estéril para 30% no caso de uma infecção infectada com falência multiorgânica. As técnicas de tratamento menos invasivas são cada vez mais utilizadas. Elas podem ser realizadas em uma abordagem chamada “step-up”.

Objetivo:

Apresentar a técnica de desbridamento retroperitoneal assistido com videografia (técnica VARD) com stent metálico coberto em pancreatite necrosante.

Método:

Um fio guia é inserido através do cateter anterior que foi removido no próximo passo. Depois, o trajeto é dilatado sobre o fio guia. Em seguida, um stent metálico parcialmente coberto é implantado. Uma câmera laparoscópica de 30º é inserida e a necrose removida com fórceps através do stent expandido sob visão direta. Finalmente, o stent é removido e um novo cateter deixado no lugar.

Resultado:

Esta técnica foi utilizada em um homem de 31 anos com dor aguda na parte superior do abdome e diagnosticado como pancreatite biliar aguda com necrose infectada. Ele foi tratado com drenos percutâneos nas semanas 3, 6 e 8. Devido à recuperação parcial, realizou-se um VARD lateral esquerdo (incompleto por tecido fixo e aderente) na 8ª semana. À medida que a resposta inflamatória do paciente foi reativada, uma segunda tentativa VARD foi realizada em três semanas mais tarde. Posteriormente, o paciente apresentou resolução clínica e de imagem completa.

Conclusão:

A necrosectomia retroperitoneal assistida em vídeo com stent metálico parcialmente coberto é uma técnica viável para pancreatite necrosante.

DESCRITORES:
Pancreatite; Pancreatite necrosante; Desbridamento retroperitoneal videoassistido; Pancreatite aguda grave; Drenagem percutânea; Abordagem gradativa; Necrosectomia.

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com