CIRURGIA BARIÁTRICA NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE BRASILEIRO: O BOM, O MAU E O FEIO, OU UM LONGO CAMINHO A PERCORRER.SINAL AMARELO!

Antoninho José TONATTO-FILHO Felipe Melloto GALLOTTI Marcio Fernandes CHEDID Tomaz de Jesus Maria GREZZANA-FILHO Ana Maria Stapasolla Vargas GARCIA Sobre os autores

RESUMO

Racional:

No Brasil, tem-se observado aumento expressivo nas taxas de obesidade em todas as faixas etárias. Dados de 2017 demonstram que a obesidade atinge 19% da população. Em virtude da magnitude do problema, as políticas de saúde pública têm focado suas atenções na prevenção das complicações relacionadas à obesidade, através de um incremento na oferta de operações bariátricas.

Objetivo:

Analisar o atual estado da cirurgia bariátrica realizada pelo sistemapúblico de saúde do Brasil, incluindo dados das macrorregiões e o efeito do treinamento em cirurgia digestiva no número de procedimentos.

Métodos:

Foi utilizado o banco de dados do registro de saúde pública (DATASUS) entre 2008 e 2018 para análise descritiva dos dados e avaliação dos parâmetros selecionados. Foram avaliadas as principais técnicas cirúrgicas, as comorbidades, a mortalidade e o perfil de custos ao sistema.

Resultados:

Demonstrou-se aumento de 339% no número de operações bariátricas no período avaliado. O bypass gástrico foi utilizado em 94%, osleeve em 2,4% eoutras técnicas em 3,6% dos casos. A técnica videolaparoscópica foi usada em 4,7% do total entre 2017 e 2018. Observaram-se discrepâncias no número de procedimentos realizados nas diferentes regiões do país.

Conclusão:

Houve avanço considerável no número de operações bariátricas realizadas pelo sistema público de saúde entre 2008 e 2018. Há, contudo, necessidade de aumento na oferta deste serviço e de treinamento especializado, bem como correção na distribuição dos procedimentos no território nacional para que se atinja integralidade entre seus usuários.

DESCRITORES:
Obesidade; Cirurgia bariátrica; Derivação gástrica

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com