Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA SUTURA MECÂNICA E MANUAL NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DO DIVERTÍCULO FARINGOESOFÁGICO

Racional:

A ocorrência do divertículo faringoesofágico, ou de Zenker, é pouco frequente no cenário nacional, sendo que a técnica da diverticulectomia com cricomiotomia em divertículos de média e grandes dimensões ainda é a mais indicada. Devido à ressecção do divertículo necessitar de sutura da faringe ocorre possibilidade de deiscência, o que retarda o retorno da deglutição. Daí a ideia de realizar este procedimento cirúrgico, comparando a sutura manual com a mecânica, para avaliar o real benefício da técnica mecânica.

Objetivo:

Avaliar os resultados da diverticulectomia faringoesofágica com cricomiotomia utilizando à sutura manual e mecânica em relação às complicações locais e sistêmicas.

Métodos:

Foram estudados 57 pacientes com divertículos faringoesofágicos diagnosticados através da endoscopia digestiva alta e faringoesofagograma. A técnica cirúrgica empreendida foi a diverticulectomia com miotomia do músculo cricofaríngeo, sendo a sutura mecânica realizada em 24 pacientes (42,2%, grupo A) com o aparelho linear e em 33 (57,8%, grupo B) a manual para o fechamento da faringe.

Resultados:

Na avaliação do pós-operatório precoce, um paciente do grupo A (4,1%) apresentou fístula consequente à deiscência da sutura da faringe e três do grupo B (15,1%) ambos com boa evolução com tratamento conservador. Neste mesmo grupo, três pacientes (9,0%) apresentaram estenose da sutura da faringe, com boa evolução com dilatações endoscópicas sendo que nenhum do grupo A apresentou esta complicação. A infecção pulmonar esteve presente em cinco pacientes, dois (8,3%) do grupo A e três (9,0%) do grupo B, com boa evolução com tratamento específico. Na avaliação tardia, realizada em 43 pacientes, 17(94,4%) do grupo A e 22 (88,0%) do grupo B, os pacientes referiram estarem satisfeitos com o procedimento cirúrgico, pois conseguiram resgatar a deglutição normal.

Conclusões:

A diverticulectomia com a miotomia do cricofaríngeo demonstrou ser procedimento cirúrgico adequado por restaurar deglutição adequada e o fechamento da faringe com sutura mecânica mostrou-se técnica mais eficaz em relação à sutura manual, com menor índice de complicações pós-operatórias locais

Divertículo de Zenker; Diverticulectomia; Sutura mecânica


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com