Acessibilidade / Reportar erro

EFICÁCIA E SEGURANÇA DO BYPASS GÁSTRICO DE ANASTOMOSE ÚNICA NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA OBESIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE DE ENSAIOS RANDOMIZADOS CONTROLADOS

RESUMO

RACIONAL:

O bypass gástrico de uma anastomose (BGU tem ganhado destaque na busca por melhores resultados na cirurgia bariátrica. No entanto, a eficácia e segurança do BGUA, em relação ao bypass gástrico em Y de Roux (BGYR) e à gastrectomia vertical (GV), permanecem imprecisas.

OBJETIVOS:

Comparar a eficácia e segurança do BGUA em relação ao BGYR e GV no tratamento da obesidade.

MÉTODOS:

Realizamos uma busca sistemática nas bases de dados do PubMed, EMBASE, Cochrane, Lilacs e Google Scholar por ensaios clínicos randomizados que comparassem o BGUA ao BGYR ou GV na abordagem cirúrgica da obesidade. Agrupamos resultados para índice de massa corporal, porcentagem da perda de peso em excesso, remissão do diabetes mellitus tipo 2, complicações e taxas de doença do refluxo gastroesofágico. As análises estatísticas foram realizadas empregando o software R, versão 4.2.3.

RESULTADOS:

Dados de 854 pacientes foram extraídos de 11 ensaios clínicos randomizados, dos quais 422 (49,4%) foram submetidos ao BGUA, com seguimento médio variando de seis meses a cinco anos. Na análise combinada, o BGUA esteve associado a uma porcentagem da perda de peso em excesso significativamente maior no acompanhamento de um ano e a um índice de massa corporal significativamente menor no acompanhamento de cinco anos em pacientes submetidos ao BGUA. Por outro lado, as taxas de remissão da diabetes mellitus tipo 2, de complicações e da doença do refluxo gastroesofágico não foram significativamente diferentes entre os grupos. A qualidade geral das evidências foi considerada muito baixa.

CONCLUSÕES:

Nossos resultados corroboram a eficácia comparável do BGUA em relação ao BGYR e GV no tratamento da obesidade, mantendo diferenças não significativas nas taxas de remissão da diabetes mellitus tipo 2, complicações e doença do refluxo gastroesofágico.

DESCRITORES:
Derivação Gástrica; Gastrectomia; Cirurgia Bariátrica; Obesidade

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com