Open-access ASSOCIAÇÃO ENTRE TEMPERAMENTO AFETIVO E OBESIDADE MÓRBIDA EM CANDIDATOS À CIRURGIA BARIÁTRICA: UM ESTUDO CASO-CONTROLE

RESUMO

RACIONAL:  Os temperamentos afetivos fazem parte do espectro dos transtornos do humor e compreendem os conceitos de hipertimia, distimia e ciclotimia. Vários estudos demonstraram uma forte relação entre obesidade e transtornos do humor.

OBJETIVOS:  O objetivo do presente estudo foi avaliar a frequência de temperamentos afetivos em indivíduos com obesidade mórbida e controles e estabelecer uma possível associação entre temperamentos afetivos e obesidade mórbida.

MÉTODOS:  O estudo avaliou 106 casos (obesos mórbidos) e 100 controles (não obesos). Para avaliar os temperamentos afetivos foi aplicada a escala TEMPS-Rio de Janeiro. Os sintomas depressivos foram avaliados pela Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton, os sintomas de ansiedade pela Escala de Avaliação de Ansiedade de Hamilton e os sintomas maníacos pela Escala de Avaliação de Mania de Young. Para análise univariada e multivariada foram ajustados modelos de Regressão Logística.

RESULTADOS:  A presença de pelo menos um temperamento afetivo foi de 74,5% no grupo de obesos mórbidos e de 63% no grupo de não obesos. Na comparação entre os dois grupos, a análise estatística do subgrupo etário dos indivíduos com 50 anos ou mais mostrou uma razão de chances de 2,56 (1,07-6,09) para o temperamento hipertímico.

CONCLUSÕES:  Na faixa etária de 50 anos ou mais, os casos de obesidade mórbida são significativamente mais prováveis (2,56 vezes) de ocorrer em indivíduos com temperamento hipertímico. Entre os três tipos de temperamentos afetivos avaliados, apenas a hipertimia poderia ser fator de risco para obesidade mórbida.

DESCRITORES:
Temperamento; Transtornos do Humor; Obesidade Mórbida; Cirurgia Bariátrica

location_on
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error