Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de Sweet: achados clínico-patológicos nos pacientes atendidos de 1997 a 2009 no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - Vitória (Espírito Santo)

A Síndrome de Sweet ou dermatose neutrofílica febril aguda é rara no Brasil, caracterizada clinicamente por pápulas, placas ou nódulos eritematosos, dolorosos, principalmente na região cervical e membros superiores. Pode surgir sem fator desencadeante (forma idiopática) ou associar-se a neoplasias, comumente hematológicas, ou a drogas. Os autores descrevem 16 casos da Síndrome, idade mediana de 36 anos, todos da raça branca, com lesões sólidas predominantes nos membros superiores e no tronco. O histopatológico da derme observou, em todos os pacientes, predomínio de infiltrado inflamatório difuso, superficial e profundo, de moderado a intenso, composto principalmente por polimorfonucleares neutrófilos, com leucocitoclasia, além de alterações na epiderme e na hipoderme (hipodermite neutrofílica), mas sem sinais de vasculite na maioria dos pacientes, não sendo considerada achado importante para o diagnóstico. A presença de exocitose de neutrófilos foi frequente, favorecendo o diagnóstico de Síndrome de Sweet quando acompanhada por dermatite intersticial neutrofílica difusa.

febre; patologia; síndrome de Sweet


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br