Accessibility / Report Error

Obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase atendidos num ambulatório de dermatologia de Manaus

FUNDAMENTOS:

A psoríase é uma doença inflamatória crônica, com etiologia multifatorial, com participação de fatores genéticos, auto-imunes e ambientais. Estudos recentes demonstram o papel de células e mediadores inflamatórios na patogênese da psoríase, que passou a ser definida como uma afecção inflamatória sistêmica e auto-imune, podendo associarse a outras doenças de natureza inflamatória.

OBJETIVOS:

Avaliar a ocorrência de obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase atendidos num ambulatório de dermatologia de Manaus.

MÉTODOS:

Foi realizado estudo descritivo e prospectivo para avaliar a ocorrência de obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase. Além do atendimento dermatológico preconizado, foi realizado exame físico com medida de peso, altura e circunferência abdominal.

RESULTADOS:

Foram incluídos 72 pacientes, sendo 44 (61,1%) do sexo feminino e 28 (38,9%) do sexo masculino, com média de idade de 51,0 anos ± 15,9 anos. Quanto ao índice de massa corporal, 16 (22,2%) apresentavam sobrepeso e 20 (27,8%), obesidade. Na análise da circunferência abdominal em relação ao gênero, observou-se que 79,5% das mulheres examinadas apresentavam obesidade central, percentual estatisticamente maior que o observado entre os homens (42,9%), ao nível de 5% de significância (p= 0,001). Em relação ao diagnóstico de dislipidemia, 29 (65,9%) do sexo feminino e 22 (78,6%) do masculino apresentaram alteração no lipidograma.

CONCLUSÕES:

A ocorrência de dislipidemia e obesidade nos pacientes com psoríase pode alterar a qualidade e expectativa de vida, aumentando o risco de doenças sistêmicas e metabólicas, o que torna obrigatória a investigação periódica dessas comorbidades nos portadores de psoríase.

Dislipidemias; Obesidade; Psoríase


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br