Accessibility / Report Error

Estudo randomizado da eficácia clínica dos peelings superficiais de ácido láctico 85% versus ácido glicólico 70%

FUNDAMENTOS:

Peeling visa a acelerar o processo de esfoliação da pele.

OBJETIVOS:

Desenvolver formulações contendo ácido láctico a 85% ou ácido glicólico a 70% e avaliar sua eficácia clínica na redução de rugas finas.

MÉTODOS:

Testes preliminares foram efetuados e estudo in vivo foi realizado em três grupos com nove representantes cada, separados de forma randomizada. Um grupo foi controle, utilizando apenas fotoprotetor; outro utilizou ácido láctico e fotoprotetor; o último usou ácido glicólico e fotoprotetor. Para eficácia clínica, empregou-se microscópio CCD color, digitalizando-se as imagens do pré e do pós-tratamento. As aplicações foram realizadas por médica dermatologista uma vez por mês, a cada 30 dias, durante três meses. A área com traços de ruga foi calculada pela planimetria por contagem de pontos.

RESULTADOS:

As formulações foram estáveis na avaliação visual e de pH. Não houve melhora no grupo controle; para o grupo do ácido láctico, houve melhora significativa após a segunda aplicação do peeling na região lateral externa do olho direito e após a terceira aplicação na região lateral externa olho esquerdo. Para o grupo do ácido glicólico, houve melhora significativa na região lateral externa olho esquerdo após a primeira aplicação e, depois de três aplicações, na região lateral externa do olho direito. As formulações magistrais empregadas no estudo devem ser mantidas sob refrigeração e manipuladas a cada 30 dias.

CONCLUSÕES:

Tanto o peeling de ácido láctico quanto o de ácido glicólico foram eficazes na diminuição de rugas finas da região lateral externa dos olhos após três aplicações (p≤0,05%). Verificou-se que a eficácia dos peelings na região lateral externa de um olho pode ser diferente da eficácia na pele da região lateral externa do outro olho, em relação à rapidez da melhora da pele.

Abrasão química; Ácido láctico; Envelhecimento da pele


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br