Accessibility / Report Error

Incidência de acne vulgar em adultos jovens usuários de suplementos protéico-calóricos na cidade de João Pessoa - PB

FUNDAMENTOS:

Na observação pessoal de dermatologistas, nutricionistas e dos próprios pacientes, um novo problema emerge nas academias de ginástica: desenvolvimento e exacerbação da acne em usuários de Whey Protein, proteínas derivadas do leite de vaca. Extratos de Whey Protein contêm fatores de crescimento que podem estar relacionados com a acne. Sua pureza e composição não são completamente conhecidas e não há investigações científicas sobre seu potencial causador de acne.

OBJETIVO:

Avaliar a relação entre o uso de suplementos protéico-calóricos e o aparecimento ou agravamento da acne vulgar em adultos jovens em João Pessoa - PB.

MÉTODOS:

Estudo observacional descritivo conduzido em academias de ginástica e em consultório de dermatologia. Cada participante foi examinado para acne em três ocasiões e acompanhado por 60 dias.

RESULTADOS:

Foram examinados 30 pacientes. Aparecimento ou exacerbação de lesões acneiformes foram observados (p<0,0005), sendo o efeito mais proeminente no sexo feminino e em indivíduos sem acne atual e sem história familiar de acne.

CONCLUSÃO:

Este estudo demonstrou o aparecimento de lesões acneiformes com o uso progressivo de suplementos proteico calóricos, ao longo de dois meses. Sugere-se que o uso deste tipo de suplemento seja desestimulado.

Acne vulgar; Incidência; Suplementos dietéticos


Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br