Efeito da redução de peso sobre as enzimas antioxidantes e associação destas com a ingestão de vitaminas A, C e E

Masoud Ramezanipour Mahmood Jalali Haleh Sadrzade-Yeganeh Seyed Ali Keshavarz Mohammad Reza Eshraghian Minoo Bagheri Sara Seyed Emami Sobre os autores

Objetivo

Nosso objetivo foi avaliar os efeitos da perda de peso sobre as enzimas antioxidantes de eritrócitos, e a relação destas com a ingestão das vitaminas A, E e C.

Sujeitos e métodos

Foram coletadas informações gerais e medidas antropométricas, registro alimentar de três dias e amostras de sangue em jejum de 30 mulheres obesas no início do estudo e depois de três meses da intervenção. A perda de peso determinada antes da intervenção foi de 10% do peso.

Resultados

As atividades da glutationa redutase e da catalase mostraram aumento significativo (P < 0,01) depois da perda de peso, mas não houve mudanças significativas nas atividades da superóxido dismutase e da glutationa peroxidase. Foi observada uma correlação linear positiva entre a ingestão diária de vitamina C e a enzima superóxido dismutase após a intervenção (P = 0,004, r = 0,507). Houve uma correlação linear negativa entre a ingestão de vitamina E e a atividade da glutationa peroxidase antes da intervenção (P = 0,005, r = -0,5). Foi observada uma correlação negativa entre a ingestão diária de vitamina A e a enzima glutationa redutase antes e depois da intervenção (r = -0,385, r = -0,397, P < 0,05), respectivamente. Não foram observadas correlações significativas entre as vitaminas A, C, E e os níveis e a atividade da catalase.

Conclusões

Uma redução de 10% no peso pode ter um papel significativo no aumento da atividade das enzimas antioxidantes, especialmente na glutationa redutase e catalase em mulheres obesas. Entretanto, é importante levar em consideração uma ingestão equilibrada de certos nutrientes ao se recomendar uma dieta com níveis de energia restritos.

Obesidade; enzimas antioxidantes; redução de peso


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br