EDITORIAL
Promessa de luta
Ruy Lyra
Professor de Endocrinologia, Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Presidente da SBEM, gestão 2007-2008
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Ruy Lyra Av. Visconde de Albuquerque 137 - Madalena 50.610-090 Recife, PE E-mail: ruylyra@smart.net.br
A ENDOCRINOLOGIA NO BRASIL VIVE um momento muito profícuo. Nas últimas gestões tem se evidenciado o empenho dos colegas, não só daqueles que compõem e compuseram as Diretorias Nacionais da SBEM, como também os que participam e participaram de cada uma das Diretorias Regionais, Departamentos e Comissões. Todos sendo porta-vozes dos quase 3000 sócios espalhados pelo país. Desde a sua fundação, aqueles que fazem a SBEM têm se esmerado em fazer merecer respeito e credibilidade dos seus pares, não só no Brasil como em nível internacional. Hoje, mais do que nunca, somos fortes, reconhecidos. Gostaria de destacar o trabalho incansável dos atuais componentes da Diretoria Nacional, sob a regência da Dra. Marisa Coral, que fizeram por merecer a estima e admiração de todos os que compõem essa Sociedade.
Como título para este editorial, foi escolhido "promessa de luta". É dessa maneira que nós, pernambucanos, encaramos o grande desafio de tocar os rumos da nossa Sociedade pelos próximos dois anos. Podemos garantir ao nosso corpo associativo muito empenho e dedicação, sempre atentos aos anseios e expectativas, buscando incansavelmente o melhor.
Dentro dos planos traçados para a futura gestão, 4 são os pontos prioritários: valorização dos sócios e da Sociedade, fomento à informação, estímulo a pesquisas e melhorias para os portadores de endocrinopatias.
A valorização da SBEM e do seu corpo associativo é processo de vital importância. Para isso, tentaremos divulgar de forma continuada a nossa especialidade, mostrando ao público leigo a efetiva ação do especialista na busca do bem estar dos pacientes portadores de endocrinopatias. Claro está que o título de especialista será devidamente valorizado, com ações específicas para tal.
O incentivo à informação é ferramenta fundamental para a atualização e enriquecimento profissional. Nesse contexto, serão devidamente desenvolvidos programas de educação médica continuada, tanto na forma presencial como via internet, tornando o processo de educação médica continuada o mais democrático possível.
Toda Sociedade que visa a crescer e ter cada vez mais credibilidade tem que estar obrigatoriamente incentivando a pesquisa. Nesse sentido, buscaremos criar ferramentas de fomento e incentivo para a prática dessa ação. Dentro dessa perspectiva, urge a necessidade de incentivo, valorização e mesmo estabelecimento de estratégias para o crescimento dos nossos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, instrumento vital para a divulgação de nossas pesquisas.
O bem-estar do paciente, objetivo maior daqueles que abraçam a medicina, muitas das vezes esbarra em questões que transcendem o ato médico. O não acesso a medicamentos vitais para o tratamento é quadro cada vez mais freqüente, sobretudo nas populações de baixa renda. Assumimos, também, o compromisso de lutar junto aos órgãos públicos para que ao menos o mínimo seja disponibilizado para os portadores de endocrinopatias.
Lutar por aquilo que acreditamos, não aceitando acomodação, é o mínimo que devemos fazer quando assumimos uma árdua mas bela missão como a que está por se iniciar. Gostaríamos de contar com o apoio de todos, com isso mais próximos ficamos de alcançar os nossos objetivos. Em nome de todos os que compõem a SBEM-PE, mais uma vez agradecemos o voto de confiança.
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
08 Jan 2007 -
Data do Fascículo
Dez 2006