Acessibilidade / Reportar erro

Fatores modificáveis do status de vitamina D em uma população brasileira de osteoporóticos assistidos em um ambulatório público

Objetivos

Avaliar a concentração sérica de 25-hidroxivitamina D [25(OH)D] em pacientes osteoporóticos brasileiros e os fatores modificáveis do status de vitamina D nesta população.

Sujeitos e métodos

Em um estudo transversal, 363 pacientes, residentes na comunidade, que procuravam atendimento médico especializado, foram avaliados entre o outono e a primavera, em São Paulo, Brasil. Níveis séricos de 25(OH)D e paratormônio (PTH), avaliações bioquímicas e antropométricas e exames de densitometria óssea foram obtidos. O grupo foi avaliado por meio de dois questionários: um questionário abordou estilo de vida e hábitos alimentares, fototipo de pele, exposição solar, problemas médicos e os níveis de suplementação de vitamina D (colecalciferol); o outro questionário avaliou a qualidade de vida relacionada à saúde. Regressão logística e árvore de decisão foram utilizadas para avaliar a associação entre as variáveis e a adequação do status de vitamina D.

Resultados

A idade média da amostra foi de 67,9 ± 8,6 anos e a concentração média de 25(OH)D foi de 24,8 ng/mL. A prevalência de um status de vitamina D inadequado foi elevada (73,3%), apesar de 81,5% dos indivíduos receberem colecalciferol (dose média de 8.169 UI/semana). 25(OH)D correlacionou-se positivamente com a densidade mineral óssea do colo de fêmur e negativamente com PTH. Nas análises multivariadas, a dose de colecalciferol, a prática de exercícios físicos e o mês do ano (setembro) foram associados com a melhora do status de vitamina D.

Conclusões

Nesta população osteoporótica, a suplementação de 7.000 UI/semana não é suficiente para atingir a concentração desejada de 25(OH)D (≥ 30 ng/mL). A prática de exercícios físicos e o mês do ano são fatores modificáveis do status de vitamina D na população estudada.

25-hidroxivitamina D; colecalciferol; atividade física; osteoporose; Brasil


Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br