Resumo
The objective of this study was to evaluate the occurrence of wild animals found run over on the highway BR482 in the stretch between the cities Conselheiro Lafaiete and Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The average of run over was 0.010 animals/km traveled. The mammals represented the most hit, followed by birds, amphibians and reptiles. This work, pioneered in this region, presents the species most affected by the traffic in the highway BR482 and contributes to a preliminary assessment of the present fauna of this region and the anthropological impact along that stretch.
animal trampling; highway BR482; road ecology
atropelamento; BR482; ecologia de estradas
animal trampling; highway BR482; road ecology
COMUNICAÇÃO COMMUNICATION
Levantamento de animais silvestres atropelados em trecho da rodovia BR482
Survey of road-killed wild animals in stretch of the highway BR482
C.M. SássiI; A.A.T. NascimentoII; R.F.P. MirandaIII; G.D. CarvalhoIV, *
IMédico veterinário autônomo
IICentro de Controle de Zoonoses - CCZ - Conselheiro Lafaiete, MG
IIIFaculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - Facisa/Univiçosa -Viçosa, MG
IVInstituto Federal Norte de Minas Gerais - IFNMG - Salinas, MG
RESUMO
Palavras-chave: atropelamento, BR482, ecologia de estradas
ABSTRACT
The objective of this study was to evaluate the occurrence of wild animals found run over on the highway BR482 in the stretch between the cities Conselheiro Lafaiete and Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The average of run over was 0.010 animals/km traveled. The mammals represented the most hit, followed by birds, amphibians and reptiles. This work, pioneered in this region, presents the species most affected by the traffic in the highway BR482 and contributes to a preliminary assessment of the present fauna of this region and the anthropological impact along that stretch.
Keywords: animal trampling, highway BR482, road ecology
O atropelamento de animais silvestres é um problema grave, porém pouco evidenciado (Silveira, 1999; Rodrigues et al., 2002; Rosa, 2004). Em países europeus, estudos revelam que as rodovias são a causa principal na redução das populações da fauna silvestre (Sorensen, 1995). Conforme Lima e Obara (2004), a grande incidência de animais mortos nas rodovias dá-se por dois motivos: em primeiro lugar, as estradas de rodagem cortam habitats e interferem diretamente no deslocamento natural das espécies; em segundo, há disponibilidade de alimentos ao longo da rodovia. Neste último, apresentam-se o lixo, gerado pelo descaso dos motoristas, os frutos e as sementes das espécies arbustivas e arbóreas próximas à via, e a própria carcaça de animais atropelados, que atrai a mastofauna carnívora.
A busca de informações sobre as dimensões do impacto gerado pelas rodovias tem recebido a atenção de pesquisadores em diversos países (Van der Zande et al., 1980; Kuiken, 1988; Vieira, 1996; Philcox et al., 1999). No Brasil, estes estudos vêm sendo incentivados em áreas de preservação natural (Fischer, 1997; Faria e Moreni, 2000; Rodrigues et al., 2002).
Ressalta-se que as taxas de atropelamento são, em geral, subestimadas. Os animais que não morrem no momento da colisão deslocam-se para a vegetação adjacente, onde perecem sem serem contabilizados. Pequenos vertebrados mortos são levados rapidamente por necrófagos, enquanto carcaças de animais de médio porte desaparecem da rodovia em período compreendido entre um e 15 dias (Fischer, 1997).
Realizou-se um levantamento de animais silvestres encontrados atropelados no trecho da BR482 entre os municípios de Conselheiro Lafaiete e Viçosa, Minas Gerais, Brasil, no período de agosto de 2008 a maio de 2009, totalizando 43 semanas. Foram realizadas quatro amostragens semanais, no trajeto que compreende 130km de deslocamento, totalizando 22.360km percorridos. Foram 172 amostragens no período citado, com metade realizada no período da manhã e metade no período da tarde, independentemente do clima e da temperatura.
As viagens eram realizadas por um motorista e dois observadores. Na percepção de qualquer carcaça, o veículo era estacionado para se realizar a identificação e o registro. Todos os animais encontrados atropelados foram fotografados para identificação da espécie, e anotaram-se a proximidade, o local, o horário e a data onde eles foram encontrados. Animais domésticos não foram catalogados. Alguns exemplares, em virtude do atropelamento, não puderam ter sua espécie identificada, sendo somente reconhecidos pela sua classe taxonômica.
No total, foram encontrados 228 animais atropelados. A Tab. 1 apresenta a relação dos animais atropelados registrados neste estudo, e na Tab. 2 observa-se o total dos animais agrupados por suas classes. Os mamíferos representam a maioria dos animais atropelados, seguidos pelas aves, anfíbios e répteis, nessa ordem. Entre os mamíferos, o principal representante encontrado foi o gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis marsupialis), um animal oportunista encontrado em diversos tipos de habitats (Nowak, 1999), com o achado de 85 cadáveres.
Considerando o total de quilômetros percorridos neste estudo, a média de atropelamentos foi de 0,010 animais/km percorrido. Jácomo et al. (1996) encontraram uma média de 0,06 animais/km, e Silveira (1999) 0,045 animais/km, ambos em trabalhos realizados em rodovias do Parque Nacional das Emas, Goiás, Brasil.
Animais silvestres atropelados, conhecidos como "fauna de estrada", podem servir como indicadores da biodiversidade local, além de fornecerem dados ecológicos sobre a história natural de algumas espécies. Monitorar a fauna de estrada pode revelar aspectos interessantes, como o padrão de deslocamento e a dinâmica sazonal de algumas populações de espécies presentes na comunidade. Com essas informações, pode-se avaliar o grau de conservação local e estabelecer áreas prioritárias para a conservação (Fischer, 1997).
Apesar de o trecho da BR482 compreendido entre os municípios de Conselheiro Lafaiete e Viçosa ser margeado, em quase toda sua extensão, por pastagens e áreas degradadas, é grande a diversidade e abundância de animais susceptíveis de serem atropelados ao longo desse trecho. Há pequenos remanescentes de mata nas margens da estrada, que servem de abrigo ou pontos de dispersão para esses animais. As margens da rodovia apresentam áreas de urbanização, remanescentes de mata, pastagem, plantações temporárias, pedreiras e olarias, evidenciando a ação antropológica negativa sobre a fauna da região.
Este trabalho, pioneiro na região, apresenta as espécies mais afetadas pelo tráfego de veículos na malha rodoviária da BR482 e contribui para uma avaliação preliminar da fauna atual da região e do impacto causado pela ação antropológica ao longo desse trecho. Porém, são necessários mais estudos para registrar a influência da época do ano, temperatura, tráfego, número de mortes, entre outros fatores.
Recebido em 15 de junho de 2012
Aceito em 25 de junho de 2013
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
07 Jan 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2013
Histórico
-
Recebido
15 Jun 2012 -
Aceito
25 Jun 2013