Redução fechada e fixação esquelética externa tipo I para tratamento de fraturas de tibiotarso em pombos domésticos (Columba livia)

Closed reduction and type-I external skeletal fixation for treatment of tibiotarsus fractures in domestic pigeons (Columba livia)

M.M. Alievi J.E. Schossler R.A. Hippler A.S. Alves J.H.S. Silva Sobre os autores

Estudaram-se a redução fechada e a fixação esquelética externa tipo I para o tratamento de fraturas de tibiotarso em 10 pombos domésticos (Columba livia) adultos. As aves foram anestesiadas com a associação de xilazina e cetamina e em seguida foi realizada fratura do tibiotarso direito por pressão digital sobre a diáfise do membro. Quatro pinos de Kirschner, dois proximais e dois distais à linha da fratura, foram inseridos percutaneamente através de ambas as corticais ósseas e, após redução fechada da fratura, conectados externamente por uma barra de acrílico autopolimerizável na face lateral do membro. Em três aves foi observado radiograficamente desvio ósseo angular, porém, a função do membro não foi afetada. O tempo médio e o desvio-padrão para a cicatrização óssea foram 23,4± 3,0 dias. Os resultados demonstram que a redução fechada e a aplicação de fixador esquelético externo tipo I é um método efetivo para o tratamento de fraturas de tibiotarso em pombos domésticos (Columba livia).

Pássaro; ortopedia; osteossíntese


Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária Caixa Postal 567, 30123-970 Belo Horizonte MG - Brazil, Tel.: (55 31) 3409-2041, Tel.: (55 31) 3409-2042 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: abmvz.artigo@abmvz.org.br
Accessibility / Report Error