Preservação de folículos ovarianos pré-antrais de Pecari tajacu por curtos períodos utilizando meios à base de solução salina fosfatada tamponada (PBS) ou água de coco em pó (ACP(r))

G.L. Lima E.A.A. Santos L.F. Lima V.B. Luz A.P.R. Rodrigues A.R. Silva Sobre os autores

Compararam-se protocolos para a preservação por curtos períodos de folículos ovarianos pré-antrais (PFs) de catetos, utilizando meios à base de solução salina tamponada (PBS) ou água de coco em pó (ACP(r)). Para a análise morfológica, cada par de ovários coletados de seis fêmeas foi dividido em nove fragmentos. Um fragmento foi destinado para a análise da morfologia (histologia e microscopia eletrônica de transmissão - MET), constituindo o grupo controle, e os demais fragmentos foram colocados em tubos contendo PBS ou ACP(r), acondicionados em caixas térmicas de poliestireno expandido de 5L, armazenados durante quatro, 12, 24 e 36 horas, e, então, analisados. Para a análise da viabilidade, pares de ovários de duas fêmeas adicionais foram divididos em nove fragmentos; um deles foi imediatamente destinado à análise da viabilidade (teste com azul de Trypan), os outros fragmentos foram armazenados como descrito previamente até 24h e, então, foram analisados. Após quatro horas de armazenamento em meio ACP(r), a integridade folicular foi similar ao grupo controle (87,8% vs. 94,4%, respectivamente); contudo, a análise ultraestrutural revelou mitocôndrias edemaciadas como os primeiros sinais de degeneração dos PFs. Foi observado que o ACP(r) (66,7%) foi mais eficiente do que o PBS (49.4%) em preservar a integridade morfológica após 36h (p<0,05); entretanto, nenhuma diferença foi observada para a viabilidade folicular (P>0,05). Em conclusão, o uso da ACP(r) é recomendado para a preservação por curtos períodos de folículos pré-antrais de Pecari tajacu.

catetos; folículos pré-antrais; água de coco; ovário; oócitos


Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária Caixa Postal 567, 30123-970 Belo Horizonte MG - Brazil, Tel.: (55 31) 3409-2041, Tel.: (55 31) 3409-2042 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: abmvz.artigo@abmvz.org.br