Avaliação de parâmetros clínicos e hematológicos de eqüinos submetidos a um programa de controle estratégico de Amblyomma cajennense (Fabricius, 1787) (Acari: Ixodidae)

Evaluation of clinical and hematological parameters of equines submitted to a strategic control program of Amblyomma cajennense (Fabricius, 1787) (Acari: Ixodidae)

Estudaram-se aspectos clínicos e hematológicos em eqüinos submetidos a um programa de controle estratégico de A. cajennense. Os tratamentos carrapaticidas foram realizados a cada sete dias e divididos em dois módulos, o primeiro com início em abril de 2004, e o segundo com início em julho do mesmo ano, utilizando-se a base química piretróide - cipermetrina na concentração de 0,015%. Além do acompanhamento clínico dos animais, foram realizados hemogramas completos antes e após o programa. As dosagens bioquímicas de bilirrubinas, gama-glutamiltransferase (GGT), aspartato aminotransferase (AST), creatina kinase (CK), proteína total, albumina e globulinas, foram realizadas antes, durante e ao final do programa. Os resultados demonstraram que houve uma melhora no quadro hematológico dos animais após o programa de controle. Os tratamentos carrapaticidas, na forma em foram aplicados, não provocaram alterações desfavoráveis nos parâmetros clínicos e hematológicos dos eqüinos. Tais informações podem ser consideradas na busca de alternativas viáveis e seguras para o controle dessa espécie de carrapato.

equinos; Amblyomma cajennense; controle; hemograma; bioquímica sérica


Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária Caixa Postal 567, 30123-970 Belo Horizonte MG - Brazil, Tel.: (55 31) 3409-2041, Tel.: (55 31) 3409-2042 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: abmvz.artigo@abmvz.org.br