Acessibilidade / Reportar erro

Saudades de Altino Ventura

VÁRIAS

Saudades de Altino Ventura

Altino nasceu na Paraíba e por lá terminou o Curso Ginasial.

Transferiu-se depois para o Recife, onde concluiu seu curso de médico, inclinando-se pela Oftalmologia, atividade que exerceu até os 80 anos de idade.

Cedo tornou-se um profissional do mais alto nível moral e imprimia um respeito invejável pelo conhecimento de sua especialidade aduzida a um cavalheirismo de renomado gentleman.

Muito jovem conquistou por unanimidade a Presidência da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco e logo depois da Liga Pernambucana de Prevenção da Cegueira.

Foi um grande colaborador da Clínica Oftalmológica do Hospital Pedro II, onde gerações de Oftalmologistas se formaram.

Em 1953 construiu a Clínica de Olhos Altino Ventura, primeira Casa de Saúde Especializada, com internação, fato inédito no nordeste brasileiro.

Seu espírito progressista se fez logo adiante, na construção do HOPE - Hospital de Olhos de Pernambuco, empreendimento de absoluto sucesso, uma referência nacional, ensejando a muitos o exemplo a seguir.

Há, entretanto, um relato a acrescentar relacionado com o alto espírito humanístico de Altino Ventura - a criação da Fundação Altino Ventura, hoje prestando um grande serviço social no Nordeste e, sendo considerada como centro de referência de ensino, através do seu Curso de Especialização e Residência Médica em Oftalmologia, já tendo formado mais de 130 Oftalmologistas em seus 14 anos de existência.

Casado com Maria de Lourdes, também paraibana, de aprimorada educação e graciosa mulher, nasceram do casal seis filhos dos quais são Oftalmologistas Lúcia e Marcelo.

Embora saibamos que a morte é o inexorável destino de todos nós, há, entretanto, em nossos sentimentos, uma saudade que não tem dimensão na existência do homem.

Ela flue do nosso coração e se ajunta à nossa consciência ampliando a tristeza e criando na seqüência da vida uma memória inesquecível.

Hoje nossas lágrimas regam o seu sepulcro e nada seria possível reviver os sonhos que sua vida sonhou e realizou para ornar o relicário de sua alma alegre e feliz, levando a todos a grandeza da felicidade, na riqueza emocional de sua presença.

Nunca conseguiu esquecer um só dos seus amigos pois, sua vivência seria inútil e assim julgava não poder prescindir de um só deles.

Rolaram seus caminhos e cresceram suas amizades, penhorados no carinho de sua afeição fraternal, âncora maior dos seus sentimentos.

Se ao chamamento do Altíssimo adormeceu sorrindo, grava, no pergaminho de sua admissão aos céus, os que em abraços lhe receberam.

Assim lembramos Altino Ventura, um ano depois de seu falecimento.

Que saudades de Altino; jamais o esqueceremos.

Marcelo Ventura

International Federation of Ophthalmological Societies (I.F.O.S.) and the International Council of Ophthalmology (I.C.O.)

Embora o primeiro Congresso Internacional de Oftalmologia tenha sido realizado em 1857 (Bruxelas), o International Council of Ophthalmology acabou sendo apenas criado 70 anos depois, enquanto a International Federation of Ophthalmological Societies foi fundada em 1933 (Madrid). O I.C.O. tornou-se um corpo executivo da I.F.O.S. e é a instituição que seleciona os locais para a realização de Congressos Internacionais de Oftalmologia, a cada quatro anos. Com a World Blind Union, fundou a I.A.P.B (International Association of Prevention of Blindness). A Academia Ophthalmologia Internationalis (A.O.I.) é uma organização de 50 membros que se reune com o I.C.O., ajudando-o em seus aspectos acadêmicos. Mas o I.C.O. tem, ainda, um Advisory Commitee para assessorá-lo em outros assuntos. Está implementando o projeto "Vision for the Future", com várias linhas e objetivos. G.O.H. Naumann (Erlangen, Alemanha) e Bruce E. Spivey (New York, U.S.A) são, respectivamente, os atuais Presidente e Secretário-Geral do I.C.O. Maiores informações estão disponíveis no localizador www.icoph.org, mas contatos no Brasil podem ser feitos por meio do Prof. Dr. Rubens Belfort Júnior (eyebr@webmail.epm.br).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Dez 2002
  • Data do Fascículo
    Nov 2001
Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br