Efeito do TGF-β2 e do TNF-α na cicatrização do epitélio pigmentado da retina humana: estudo "in vitro"

TGF-β2 and TNF-α effects on human RPE wound healing

Antonio Marcelo B. Casella Michel Eid Farah Pedro Paulo O. Bonomo Stephen J. Ryan Sobre os autores

RESUMO

Proposição:

Determinar o efeito do fator de necrose tumoral (TNF-α) e do fator de transformação do crescimento beta 2 (TGF-β2) na migração e proliferação do epitélio pigmentado da retina (EPR) em um sistema simplificado de cicatrização in vitro.

Métodos:

Culturas confluentes e subconfluentes de células do EPR humano foram desnudadas centralmente em 2 mm de largura com uma lâmina cortante. As culturas foram observadas na presença de TGF-β2 (10 ng/ml), TNF-α (10 ng/ml) ou meio de cultura para células (DMEM), após 24, 48, 72, e 96 horas. A migração foi acessada por contagem do número de células na região desnuda. A proliferação foi acessada pela contagem da porcentagem de células positivas por imunohistoquímica para o antígeno Ki-67 (relacionado à proliferação celular) na região desnuda e na margem da lesão.

Resultados:

As culturas controles apresentaram cicatrização após 72 horas em culturas confluentes e após 96 horas em culturas subconfluentes. O fechamento ocorreu principalmente por migração embora a proliferação estivesse aumentada após 24 horas nas células migrantes e na margem da lesão. O TNF-α estimulou a cicatrização da ferida primariamente pelo aumento da migração após 24 e 48 horas. O TGF-β2 inibiu a cicatrização por meio da inibição da migração e proliferação. O efeito do TNF-α foi mais intenso em culturas subconfluentes, e o efeito do TGF-β2 em culturas confluentes.

Conclusão:

A cicatrização da ferida ocorreu principalmente pela migração do EPR, embora a proliferação estivesse envolvida. A cicatrização da ferida foi estimulada pelo TNF-α e inibida pelo TGF-β2.

Palavras-chave:
Epitélio pigmentado da retina; Cultura de tecido; Cicatrização

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br