Acessibilidade / Reportar erro

A influência da posição corporal sobre o teste de Bielschowsky

Objetivo:

Investigar a veracidade da suposição de Jampolsky de que o teste de inclinação da cabeça de Bielschowsky invertese caso seja realizado com o paciente de cabeça para baixo, e tentar interpretar o mecanismo neuromuscular envolvido.

Métodos:

Apresentamos uma série de 10 pacientes portadores de paresia do oblíquo superior. Foi medida a hipertropia dos pacientes na posição primária do olhar e com a cabeça inclinada para cada um dos lados nas posições ereta, supina e de cabeça para baixo.

Resultados:

Como esperado, nossos resultados confirmaram a suposição de Jampolsky; além disso, e em todos os pacientes, o fenômeno de Bielschowsky foi neutralizado em posição supina. As diferenças da magnitude da hipertropia ao teste de Bielschowsky diminuiram significativamente ou inverteramse quando o paciente foi testado de cabeça para baixo.

Conclusões:

Este estudo demonstrou que, nos pacientes com paresia do oblíquo superior, a hipertropia evidenciada pelo teste de Bielschowsky tende a desaparecer com o paciente na posição supina e a se inverter quando o teste é realizado com o paciente de cabeça para baixo.

Estrabismo; Posicionamento do paciente; Nervo troclear; Oftalmoplegia


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br