Acessibilidade / Reportar erro

Um sistema de teleoftalmologia para triagem de urgências em áreas remotas do Brasil

Objetivos:

Validar um sistema de teleoftalmologia móvel que tem como objetivo fornecer triagem de urgências oftalmológicas em áreas remotas e desfavorecidas do Brasil. O sistema permite que um ou mais oftalmologistas possam examinar remotamente a condição do paciente e apresentar uma decisão que descreve a gravidade do caso. Se necessário, o paciente será encaminhado ao hospital para consulta.

Métodos:

Através de um celular e sua câmera (modelo Nexus One com câmera de 5 megapixel), foram coletados dados de 100 pacientes aleatoriamente selecionados no pronto socorro oftalmológico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e enviados remotamente para um sistema online, por meio do qual um oftalmologista analisou-os e enviou um diagnóstico sobre a gravidade dos casos. Os resultados enviados foram comparados com o padrão ouro que foi fornecido pelo médico no hospital.

Resultados:

O diagnóstico foi fornecido por dois oftalmologistas: um no hospital (padrão outro) e outro remotamente. Comparando os resultados dos diagnósticos, foi obtido 81,94% de especificidade, 92,85% de sensibilidade, acurácia de 85% e um valor preditivo negativo de 96,72%. Também foi testado o desempenho do sistema, resultando num tempo de processamento do atendimento remoto em média de 8,6 minutos por paciente.

Conclusões:

Esta solução de baixo custo é a primeira da literatura que utiliza apenas o telefone celular para detectar urgências oftalmológicas. Com base nos resultados, o sistema consegue oferecer um atendimento confiável, diferenciando os casos de urgências e não urgências através da plataforma de telemedicina. Como ferramenta de triagem, o mais importante é identificar os casos de urgência (ter alta sensibilidade). Assim, os resultados obtidos demonstram que a ferramenta é robusta e traz uma possibilidade real de conduzir um estudo maior para verificar sua eficiência em áreas mais distantes e desfavorecidas.

Telemedicina; Consulta remota; Oftalmologia; Difusão de inovações; Triagem; Oftalmopatias/diagnóstico


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br