Acessibilidade / Reportar erro

Cura e recorrência da ambliopia após terapia oclusiva+ + Trabalho realizado no Setor de Ortóptica do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM).

Amblyopia cure and recurrence after patching therapy+ + Trabalho realizado no Setor de Ortóptica do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM).

RESUMO

A eficácia do tratamento oclusivo para a ambliopia foi analisada levando-se em consideração os índices de melhora, cura total e parcial e recorrência. Foram selecionados 31 pacientes que fizeram tratamento oclusivo para ambliopia e que após sofreram retirada gradativa da oclusão (tratamento de manutenção). O resultado visual final foi o score de acuidade visual obtido após no mínimo 6 meses do término do tratamento de manutenção. Os pacientes foram subdivididos em 3 grupos de acordo com a severidade da ambliopia. Os resultados obtidos mostraram que a melhora ocorreu em 93% dos casos, a cura total (visão igual nos 2 olhos) ocorreu em 38% e a cura parcial (diferença de 1 linha na tabela de Snellen) foi possível em 61%. A recorrência da ambliopia foi de 6%. Os índices encontrados sugerem que a terapia oclusiva é um recurso terapêutico eficaz em termos de cura parcial e que a recorrência da ambliopia em pacientes que tiveram tratamento de manutenção mostrou-se baixa.

Palavras-chave:
ambliopia; oclusão; eficácia; cura

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br