RESUMO
Objetivos:
O objetivo deste estudo é comparar as curvas de aprendizagem dos especialistas em dois campos diferentes sem experiência prévia de dacriocistorrinostomia endonasal endoscópica e revelar as complicações com as taxas de sucesso cirúrgico.
Métodos:
Foram investigados retrospectivamente 90 pacientes que receberam dacriocistorrinostomia endonasal endoscópica consecutiva com preservação da mucosa realizada por um oftalmologista (Grupo 1, n=45) e realizada por um otorrinolaringologista (Grupo 2, n=45) entre outubro de 2017 e outubro de 2019. Foram incluídos no estudo pacientes admitidos com epífora e diagnosticados com obstrução primária do ducto nasolacrimal adquirido como resultado do teste de irrigação lacrimal, com idade superior a 18 anos e com, pelo menos, 6 meses de acompanhamento. Em todos os casos, patologias adicionais, como o desvio do septo, foram avaliadas por meio da realização de imagens maxilofaciais. Os prontuários dos pacientes foram avaliados quanto à duração da cirurgia, complicações e desempenho funcional.
Resultados:
A média de duração cirúrgica dos pacientes no Grupo-2 foi de 36,27 ± 11,61 minutos, enquanto no Grupo-1 foi de 43,62 ± 16,89 minutos, sendo a diferença estatisticamente significativa (p=0,018). O desempenho funcional no Grupo 1 foi de 84,4% (73,3% nos primeiros 15 casos, 93,3% nos últimos 15 casos) no Grupo 2, essa taxa foi de 88,9% (80% nos primeiros 15 casos, 93,3% nos últimos 15 casos) e a diferença não foi estatisticamente significativa (p=0,53). A intervenção do septo além da cirurgia endoscópica em ambos os grupos (p=0,03, p=0,005, respectivamente) e sangramento intenso durante a cirurgia (para ambos os grupos, p<0,0001) diminuiu significativamente o sucesso funcional.
Conclusão:
A dacriocistorrinostomia endonasal endoscópica, realizada após o treinamento necessário, pode ser realizada com alto sucesso e com baixas taxas de complicações por oftalmologistas que não estão familiarizados com a cirurgia endoscópica após adquirirem experiência com trinta casos.
Descritores:
Obstrução dos ductos lacrimais; Ducto nasolacrimal/cirurgia; Dacriocistorinostomia/métodos; Endoscopia; Oftalmologia/educação