Acessibilidade / Reportar erro

Resultados cirúrgicos da correção do estrabismo em pacientes com mielomeningocele

Objetivo:

A mielomeningocele é um dos mais frequentes defeitos do nascimento e está associada a disfunções neurológicas severas. Alterações oculares como estrabismo são muito comuns nesses pacientes. O objetivo deste estudo foi descrever as principais indicações de cirurgia de estrabismo em pacientes com mielomeningocele e avaliar os resultados atingidos com a correção cirúrgica.

Métodos:

Foi realizado estudo restrospectivo com revisão de prontuários de todos os pacientes com mielomeningocele submetidos à cirurgia para correção de estrabismo em um período de 5 anos em uma instituição de assistência a crianças deficientes.

Resultados:

As principais indicações para cirurgia de estrabismo foram esotropia e anisotropia com padrão em A. Resultados cirúrgicos excelentes foram alcançados em 60,9% dos pacientes, satisfatórios em 12,2% e insatisfatórios em 26,9%.

Conclusão:

Pacientes com mielomeningocele e estrabismo têm uma alta incidência de esotropia e anisotropia com padrão em A. A cirurgia de estrabismo nesta população teve uma elevada porcentagem de resultados excelentes e satisfatórios, não somente em relação ao desvio ocular, mas também na melhora na posição viciosa de cabeça

Meningomielocele; Estrabismo/cirurgia; Anisotropia; Acuidade visual


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br