Objetivo:
O objetivo desse estudo foi avaliar o Eye Retinopathy Trainer® como ferramenta didática complementar ao treinamento do exame ocular, em comparação ao método tradicional, baseado na aprendizagem com voluntários.
Métodos:
Noventa estudantes receberam treinamento em oftalmoscopia direta utilizando um modelo de simulação e voluntários humanos. Os alunos foram divididos em grupo Simulação e em grupo Controle mediante a inclusão ou ausência do simulador no treinamento em aula prática. Diferenças entre os grupos foram analisadas por teste t de Student não pareado.
Resultados:
O desempenho prático do Grupo Simulador mostrou-se superior ao Grupo Controle, evidenciando que 51,06% dos alunos do primeiro grupo foram bem sucedidos ao realizar a fundoscopia tanto no modelo anatômico de simulação quanto no modelo humano, comparado a 21,15% dos alunos grupo Controle.
Conclusão:
O simulador Eye Retinopathy Trainer® mostrou ser uma ferramenta didática efetiva para a prática e aprimoramento do exame oftalmológico entre estudantes do quarto ano de medicina.
Oftalmoscopia/educação; Oftalmoscópios/utilização; Simulação; Educação médica; Técnicas de diagnóstico oftalmológico