RESUMO
Objetivo:
Avaliar a capacidade de formação de biofilmes de Candida krusei e Candida albicans em cinco tipos de lentes de contato, comparando atividade metabólica e biomassa dos mesmos.
Métodos:
Após a formação de biofilme de ambas as espécies, a atividade metabólica foi avaliada por ensaio de redução 2,3-bis (2-methoxy-4-nitro-5-sulfophenyl)-2H-tetrazolium-5-carboxanilide com Menadiona, e a biomassa foi avaliada por coloração com Cristal Violeta 0,4% para posterior análise estatística.
Resultados:
Ambas as espécies de Candida foram capazes de formar biofilmes nos diferentes tipos de lentes de contato, havendo em lentes rígidas gás permeável maior atividade metabólica e menor biomassa formada.
Conclusão:
Esperava-se a obtenção de biofilmes de maior atividade metabólica e maior biomassa em lentes de contato gelatinosas com base no fundamento da Hidrofobicidade Superficial. Porém, o resultado apontou para maior atividade metabólica em lentes de contato rígidas. Apesar de observados resultados significativos, trata-se de um assunto de grande importância frente ao aumento do número de ceratites microbianas, mostrando-se necessários outros estudos para melhor elucidar a formação de biofilmes em diferentes tipos de materiais de lentes de contato.
Descritores:
Biofilme; Lente de contato; Lente de contato hidrofílica; Candida albicans; Candida krusei