Accessibility / Report Error

Avaliação espessura da camada de fibras nervosas peripapilares da retina e coroide em olhos com disco óptico inclinado

Objetivo:

Avaliar camada de fibras nervosas da retina (RNFL) e a espessura da coroide peripapilar em olhos com disco óptico inclinado a fim de identificar as características da RNFL e os padrões de coroide peripapilar verificados pela tomografia de coerência óptica (OCT).

Métodos:

Vinte e nove olhos de 29 pacientes com discos ópticos inclinadas foram estudados prospectivamente com OCT de domínio espectral (SD) e comparados com controles pareados por sexo e idade. As imagens da RNFL foi obtidas por meio de varreduras circulares com um diâmetro de 3,4 mm em torno do disco óptico usando OCT. Para as medições de espessura da coroide peripapilar, o protocolo padrão para avaliação da RNFL foi realizado.

Resultados:

O OCT SD indicou diminuição das espessuras significativas da RNFL superotemporal (p<0,001), superonasal (p=0,001), e global (p=0,005) no grupo disco inclinado em relação aos do grupo controle. A coroide peripapilar foi significativamente mais espessa no local da borda elevada dos olhos com disco inclinado (p<0,001).

Conclusões:

Este estudo demonstrou que a caracterização clínica das principais morfologias disco inclinado pode ser útil na diferenciação entre um disco inclinado de outras alterações morfológicas de disco. Seria importante a comparação entre grupos com glaucoma e com discos inclinados, estudos futuros.

Coroide/patologia; Fibras nervosas; Tomografia de coerência óptica; Disco óptico/anormalidades


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br