RESUMO
Objetivos:
Avaliar a densidade capilar peripapilar radial de pacientes com e sem infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) por meio de angiotomografia de coerência óptica.
Métodos:
Cinquenta e dois olhos de 52 pacientes com infecção por H. pylori (Grupo 1) e 38 olhos de 38 pacientes sem infecções por H. pylori (Grupo 2) foram incluídos neste estudo prospectivo e transversal. A densidade capilar peripapilar radial (%) e a espessura da camada de fibra nervosa retiniana (μm) em 4 setores iguais e 2 hemisférios iguais foram calculados automaticamente na região peripapilar por angiotomografia de coerência óptica. Os parâmetros da cabeça do nervo óptico dos pacientes também foram avaliados.
Resultados:
Os grupos foram semelhantes em relação aos parâmetros: idade, sexo e cabeça do nervo óptico. As densidades capilares peripapilares radiais no hemisfério superior, hemisfério inferior, quadrante superior e quadrante inferior foram significativamente menores no Grupo 1 do que no Grupo 2 (p=0,039, p=0,03, p=0,028 e p=0,017 respectivamente). As densidades capilares peripapilares radiais, tanto no hemisfério superior quanto no quadrante superior, foram correlacionadas positivamente com a espessura da camada de fibra nervosa da retina do hemisfério superior (p<0,001 e p<0,001). As densidades capilares peripapilares radiais no hemisfério inferior e no quadrante inferior foram positivamente correlacionadas com a espessura da camada do nervo retiniano do hemisfério inferior (p<0,001 e p<0,001). A espessura da camada da fibra nervosa retiniana nos quadrantes nasal e temporal diminuiu significativamente no Grupo 1 quando comparado ao Grupo 2 (p=0,013 e p=0,022), e esses valores foram positivamente correlacionados com as densidades capilares peripapilares radiais correspondentes nos quadrantes nasal e temporal (p=0,002 e p=0,022).
Conclusão:
A diminuição das densidades capilares peripapilares radiais nos olhos de indivíduos positivos para H. pylori sugere que H. pylori pode desempenhar um papel na etiopatogenia do glaucoma.
Descritores:
Glaucoma; Helicobacter pylori;; Tomografia de coerência óptica; Densidade capilar; Espessura da camada de fibras nervosas da retina; Nervo óptico/patologia; Fibras nervosas/patologia