Accessibility / Report Error

Influência da lente intraocular asférica na perimetria de frequência dupla e sensibilidade ao contraste: estudo contralateral

Objetivo:

Avaliar se o implante de uma lente intraocular (LIO) asférica reduz a aberração ocular (alta ordem e esférica), melhora a sensibilidade ao contraste e consequentemente, provoca mudanças nos valores da perimetria de frequência dupla (FDT ).

Métodos:

Trata-se de um estudo prospectivo envolvendo 25 pacientes com catarata bilateral (50 olhos) que foram randomizados para receberem uma LIO asférica (Akreos AO) em um olho e uma LIO esfércia (Akreos Fit) no olho contralateral. Com 12 meses de pós-operatório a sensibilidade ao contraste (condições fotópicas e mesópicas) e a aberração de alta ordem foram computados. A FDT foi dividida em 4 áreas para análise da variação dos valores em diferentes localizações. Os valores médios dos limiares locais (área média de sensibilidade ao contraste [MACS]) obtidos com essa divisão foram calculados.

Resultados:

O grupo da Akreos AO apresentou menores valores de aberração de alta ordem e aberração esférica. Houve diferença estatisticamente significativa na sensibilidade ao contraste em condições mesópicas em todas frequências. Não houve diferença estatística nos valores do mean deviation e pattern standard deviation da FDT. A LIO asférica apresentou maiores MACS em todas as áreas, embora diferença estatística foi encontrada apenas na área de 20 graus de campo visual (P=0,043).

Conclusões:

A lente asférica reduziu significativamente a quantidade de aberração de alta ordem e esférica, melhorando a sensibilidade ao contraste em condições mesópicas. Embora houve uma melhora nos valores da FDT no grupo da LIO asférica, essa diferença não foi estatisticamente significativa.

Catarata; Facoemulsificação; Sensibilidade ao contraste; Lentes intraoculares


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br