Acessibilidade / Reportar erro

Preditores iniciais de desfechos visuais de curto prazo com injeção intravítrea de combercepte para degeneração macular neovascular relacionada à idade

RESUMO

Objetivo:

A degeneração macular neovascular relacionada à idade é a principal causa de perda de visão em idosos. O objetivo deste estudo foi identificar os preditores iniciais que afetam o prognóstico visual após a injeção intravítrea de combercepte para degeneração macular neovascular relacionada à idade.

Métodos:

Esta é uma revisão retrospectiva de 58 pacientes com degeneração macular neovascular relacionada à idade que foram tratados com injeções intravítreas de 0,5 mg de combercepte na prática clínica de rotina. Foram coletadas informações básicas, tais como idade, sexo, pressão intraocular e evolução da doença. A melhor acuidade visual corrigida, as sensibilidades retinianas médias e varreduras de tomografia de coerência óptica foram registradas no início do estudo e 6 meses após o tratamento. Foi efetuada uma análise de regressão logística para determinar os preditores independentes da melhor acuidade visual corrigida 6 meses após o tratamento.

Resultados:

Após 6 meses de tratamento, a média da acuidade visual melhor corrigida melhorou de 1,10 ± 0,42 para 0,41 ± 0,18 logMAR; as sensibilidades retinianas médias aumentaram de 5,13 ± 0,86 para 7,32 ± 1,21 dB; a espessura retiniana central média diminuiu de 440,38 ± 61,05 para 260,01 ± 24,86 μm; e os pontos hiper-reflexivos, tanto em números totais quanto em cada camada de retina, foram significativamente reduzidos em comparação com os valores de antes do tratamento (todos com p<0,05). Houve 22 pacientes com visão melhorada e 36 pacientes com visão não melhorada. As análises multivariadas mostraram que o número de pontos hiper-reflexivos sub-retinianos, o estado da membrana limitante externa, a melhor acuidade visual corrigida inicial e a idade foram preditores independentes para a melhor acuidade visual corrigida (todos com p<0,05).

Conclusão:

A má recuperação de pacientes após a injeção de combercepte intravítreo pode estar relacionada ao número de pontos hiper-reflexivos sub-retinianos, ao estado da membrana limitante externa, à acuidade visual corrigida inicial e à idade, parâmetros que podem ser usados como preditores de resultados visuais de curto prazo e devem ser totalmente avaliados antes da cirurgia.

Descritores:
Macular degeneration; Injeções intravítreas Combercepte; Tomografia de coerência óptica

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br