Acessibilidade / Reportar erro

Cross-linking acelerado de colágeno no controle da ceratite por Acanthamoeba avançada

RESUMO

Objetivo:

Relatar nossa experiência inicial no tra tamento da ceratite por Acanthamoeba com reticulação acelerada de colágeno corneano.

Métodos:

Revisão retrospectiva de prontuários de pacientes diagnosticados com ceratite por Acanthamoeba, com deformação progressiva da córnea, tratados com reticulação acelerada de colágeno.

Resultados:

Seis olhos (5 pacientes) foram incluídos. Todos os pacientes receberam terapia adjuvante com moxifloxacina e clorexidina. Em 4 casos, a úlcera cicatrizou com uma média de epitelização de 108,8 dias (amplitude de 59-217 dias). Em dois pacientes, a úlcera apresentou um comportamento neurotrófico. A deformação não foi progressiva em nenhum dos pacientes e nenhum dos olhos exigiu ceratoplastia penetrante de emergência.

Conclusão:

Este estudo sugeriu um efeito benéfico da reticulação acelerada de colágeno em casos de ceratite por Acanthamoeba infecciosa com deformação corneal. A reticulação de colágeno parece ser uma alternativa coadjuvante possível para casos de ceratite por Acanthamoeba.

Descritores:
Reagentes para ligações cruzadas; Ceratite por Acanthamoeba; Úlcera de córnea; Colágeno

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br