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Instrumentos para avaliação da funcionalidade da criança com baixa visão: uma revisão da literatura

RESUMO

Realizada revisão bibliográfica dos instrumentos de avaliação da funcionalidade da criança com baixa visão analisando sua aplicabilidade, vantagens e desvantagens, principalmente entre crianças abaixo de 6 anos de idade, período de grande importância para a reabilitação visual. Publicações descrevendo instrumentos para avaliação funcional nas bases de dados Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane, Scielo e Pubmed; em crianças (0-18 anos) com baixa visão, nos idiomas português, inglês e espanhol. Recuperaram-se 181 artigos, sendo 15 incluídos na revisão. Foram identificados 13 instrumentos, sendo nove para avaliar funcionalidade global e qualidade de vida, em modelo de questionário. Os demais, (4 instrumentos), em modelo de testes observacionais, avaliavam funcionalidade visual e foram eleitos. Para avaliar funcionalidade visual foram utilizados testes observacionais, eleitos por serem precisos e com menos viés de seleção. Destes, o AVIF-2 a 6 anos mostrou-se um instrumento promissor. Concluindo, observou-se escassez de instrumentos para avaliar funcionalidade em crianças com baixa visão. Essa avaliação é necessária para planejamento da reabilitação visual e melhora na qualidade de vida de crianças com baixa visão.

Descritores:
Baixa visão/reabilitação; Avaliação da deficiência; Transtornos da visão; Qualidade de vida

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