Tumores oculares: fatores de atraso no atendimento oftalmológico* * Trabalho realizado no Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP)

Ocular tumors: contributing factors to delayed ophthalmological assessment

Christiane Baddini-Caramelli Miriam Rotenberg Amaryllis Avakian André L. Borba da Silva Francisco M. Damico Leda M. Takei Tânia Onclinx Sobre os autores

RESUMO

Introdução:

Os pacientes portadores de tumores oculares podem ter pior prognóstico visual e sistêmico na ocorrência de atraso diagnóstico e terapêutico. Os estudos que avaliaram as causas desse atraso no nosso meioforam retrospectivos e relacionados a doença específica.

Objetivos:

Elucidar a trajetória rumo ao diagnóstico e tratamento empreendida por esses pacientes e descrever as características demográficas e clínicas dos mesmos.

Material e métodos:

Entrevista com pacientes portadores de tumores oculares de diagnóstico recente atendidos em hospital universitário no período de maio/95 a maio/96.

Resultados:

Foram avaliados 37 pacientes. Os tumores malignos encontrados com maior freqüência foram retinoblastoma, carcinoma epidermóide de conjuntiva e melanoma de coróide. A trajetória desde o início do quadro ocular até a terapêutica desenvolveu-se em quatro etapas principais, com problemas diferentes relatados em cada uma delas. As etapas de 1 a 3, relacionadas principalmente à motivação dos pacientes e ao acesso aos serviços de saúde, contribuiram igualmente, cada uma aumentando de um a três meses o tempo de evolução da doença. A etapa 4, de realização dos exames complementares, foi a mais breve, durando menos de 30 dias para a maioria dos pacientes.

Conclusão:

Sugere-se que os programas de saúde ocular levem em conta o padrão das dificuldades existentes na população para poderem atuar de forma eficiente.

Palavras-chave:
Tumores oculares; Epidemiologia; Prevenção

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br