Acessibilidade / Reportar erro

Causas de reprovação no teste de acuidade visual do Departamento de Trânsito do Paraná + + Trabalho realizado na Disciplina de Oftalmologia da UFPR.

Causes of failure in visual acuity test of Paraná Driver License Division

RESUMO

O exame de acuidade visual é um teste importante na seleção dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma vez que uma boa visão é essencial para a segurança no trânsito. Entretanto, muitos oftalmologistas recebem em seus consultórios pacientes reprovados neste teste sem alteração da acuidade visual (AV).

Com o objetivo de verificar as causas de reprovação no teste da AV do Departamento de Trânsito (Detran), bem como sua sensibilidade, foram avaliados 120 candidatos à CNH, que reprovaram no exame da AV, onde verificou-se que 56 (46,7%) candidatos reprovados teriam condições de aprovação e poderiam obter qualquer tipo de CNH. O erro de refração foi encontrado em 95 (79,2%) pacientes reprovados no teste de AV do Detran.

Os autores concluíram que o Detran, por ter um teste de AV muito sensível no que tange à reprovação, poderia ter fornecido a CNH para a maior parte dos candidatos sem que houvesse necessidade de encaminhamento ao oftalmologista.

Palavras-chave:
Acuidade visual; Carteira de motorista; Ametropias

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br