Resultados a longo prazo com o implante da ceratoprótese de Boston tipo 1 em queimaduras oculares

Fernanda Pedreira Magalhães Flavio Eduardo Hirai Luciene Barbosa de Sousa Lauro Augusto de Oliveira Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os resultados em longo prazo do implante da ceratoprótese de Boston tipo 1 (B-Kpro) no tratamento de pacientes vítima de queimadura ocular.

Métodos:

Trata-se de um estudo prospectivo envolvendo todos os casos de implante de B-Kpro 1 para queimadura ocular em um centro de oftalmologia terciário durante o período de fevereiro/2008 e novembro/2015. Doze pacientes (doze olhos) foram incluídos no estudo. Os procedimentos realizados para o manejo da queimadura ocular foram identificados, e os dados foram coletados com relação à história oftalmológica do paciente, procedimentos cirúrgicos realizados, e resultados pós-operatórios. Os principais parâmetros avaliados foram acuidade visual, retenção da prótese, complicações pós-ope ratórias e intervenções cirúrgicas necessárias.

Resultados:

Doze pacientes preencheram os critérios de inclusão para implante da B-Kpro, incluindo 09 olhos vítimas de queimadura por álcali e 03 olhos pós queimadura térmica. Um total de 13 B-Kpro tipo 1 foram implantadas em 12 olhos de 12 pacientes. O tempo de seguimento médio foi de 60,8 meses (variando, 13-91 meses). Melhor acuidade visual corrigida pré-operatória variou de conta dedos à percepção luminosa. Melhor acuidade visual corrigida pós-operatória foi melhor que 20/200 em 83,3%, 66,6% e 57,1% dos pacientes em 12 meses, 48 meses e 60 meses, respectivamente. A ceratoprótese inicialmente implantada permaneceu retida em 10 (83,3%) dos olhos e foi re-implantada com sucesso em um olho. A principal causa de piora da acuidade visual inicialmente atingida foi glaucoma avançado (4 de 12 olhos).

Conclusão:

Os resultados anatômicos e funcionais reportados neste estudo dão suporte ao uso da B-Kpro para o tratamento da deficiência límbica bilateral secundária a queimadura ocular. Glaucoma é o principal fator limitante e pode causar perda visual irreversível nesses pacientes.

Descritores:
Queimaduras químicas; Traumatismos oculares; Queimaduras oculares; Córnea/cirurgia; Glaucoma; Implante de prótese

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br