Accessibility / Report Error

Indução de ligações covalentes de colágeno em queimaduras corneanas experimentais por álcali em coelhos

Marcello Colombo-Barboza Guilherme Colombo-Barboza Sergio Felberg Paulo Elias Corrêa Dantas Elcio Hideo Sato Sobre os autores

Objetivo:

Avaliar o efeito de ligações covalentes de colágeno (cross-linking [CXL]) induzidas pelo tratamento com riboflavina e radiação ultravioleta A após queimaduras por álcali em córneas de coelhos.

Métodos:

Dez coelhos foram submetidos a queimadura ocular direita abrangendo estruturas da córnea e limbo usando uma solução de NaOH a 1N. A seguir, os animais foram divididos em dois grupos: um grupo controle submetido a tratamento clínico pós dano corneano e um grupo experimental que foi tratado com CXL uma hora após o dano, seguido pelo mesmo tratamento clínico administrado aos controles. Os parâmetros clínicos foram avaliados 1, 7, 15 e 30 dias após a lesão, por dois observadores independentes. Na etapa seguinte, foi realizada a excisão e o exame histológico das córneas.

Resultados:

Não houve diferenças estatisticamente significantes nos parâmetros clínicos de hiperemia, edema da córnea, injeção ciliar, isquemia límbica, secreção, neovascularização da córnea, simbléfaro ou blefaroespasmo, em qualquer dos momentos da avaliação. Entretanto, o grupo CXL apresentou um defeito epitelial menor (p<0,05) (dia 15: p=0,008 e dia 30: p=0,008) e menor extensão da lesão na córnea (lesão opaca) (dia 30: p=0,021). O exame histopatológico revelou a presença de pontes de colágeno conectando as fibras de colágeno somente no grupo CXL.

Conclusões:

Estes resultados sugerem que o uso de CXL pode melhorar o prognóstico de queimaduras agudas da córnea causadas por alcáli.

Reagentes para ligações cruzadas; Riboflavina; Terapia ultravioleta/ métodos; Córnea/efeito de drogas; Coelhos; Animal


Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br