Resumo
Testes laboratoriais com concreto permeável incluíram medidas de porosidade e condutividade hidráulica, bem como parâmetros mecânicos - resistência à tração, tração indireta e flexão - além de avaliar seus módulos de elasticidade estático e dinâmico. Posteriormente uma área permeável na calçada de 1,0 x 8,65 metros quadrados foi construída para determinar a variação da taxa de infiltração ao longo do tempo; nesse experimento mediram-se deflexões de impacto na calçada, tendo sido avaliados os módulos retroanalisados da camada de concreto permeável, resultando 33% a 13% abaixo dos concretos convencionais. Uma análise mecanicista permitiu estimativa da espessura para o concreto em áreas de tráfego pesado e leve. Os testes apontaram não haver diferenças significativas entre as misturas estudadas, tendo porosidade de 25% permeabilidade de 0,1 cm/s. A taxa de infiltração inicial na calçada de 0.5 cm/s caiu 50% após quatro meses. Verificou-se que são requeridas maiores espessuras de concreto permeáveis que de concretos convencionais para sua aplicação para veículos comerciais.
Palavras-chave:
Concreto permeável; Calçadas; Ciclovias; Parâmetros hidráulicos; Parâmetros mecânicos; Entupimento