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Diretrizes para adoção do custeio-meta no processo de desenvolvimento de produtos para o mercado imobiliário residencial

Resumo

Este estudo concentra-se nos problemas associados à prática tradicional de redução de custos na construção civil e na necessidade de aumentar a competitividade das empresas do setor imobiliário residencial. Nesse contexto, o custeio-meta é uma abordagem promissora para melhorar a competitividade das empresas, assegurando que os produtos lançados no mercado não comprometam os resultados da empresa e a entrega de valor aos clientes. No entanto, muito pouca atenção tem sido dada à implementação do custeio-meta pelas empresas que desenvolvem produtos habitacionais para venda e enfrentam forte concorrência no mercado. Assim, este artigo procura investigar se o arcabouço conceitual do custeio-meta se aplica - com ou sem ajustes - aos incorporadores imobiliários. O estudo de caso foi a estratégia de pesquisa adotada. Diretrizes são propostas para a introdução de custeio-meta no processo de desenvolvimento de produtos imobiliários residenciais. As diretrizes propostas estão relacionadas às três seções principais do processo do custeio-meta: custeio orientado ao mercado, custeio-meta ao nível de produto e custeio-meta ao nível de componente.

Palavras-chave:
Custeio-meta; Mercado imobiliário; Processo de desenvolvimento de produto

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