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Espaços verdes urbanos e a influência no controle de ruído do tráfego veicular

Resumo

Neste trabalho, foi estudada uma relação estatística entre áreas verdes e ruído de tráfego veicular. Uma cidade brasileira de médio porte foi selecionada como área de estudo. Esta área foi dividida em 25 subáreas, e para cada subárea um grupo de descritores foi desenvolvido. Os parâmetros considerados foram as áreas ocupadas pelas zonas verdes e os índices de ruído gerado pelo tráfego veicular em períodos do dia e noite. As áreas verdes foram quantificadas por processamento digital de imagens de satélites. O ruído do tráfego veicular foi medido diretamente no local e analisado pelo índice de poluição sonora (Lnp), o nível de som equivalente (LAeq) e o nível de som dia/noite (Ldn). A relação estatística entre descritores de ruído e áreas verdes foi estabelecida usando o coeficiente de correlação linear de Pearson (r). Foram desenvolvidos dois tipos de análise: generalizado, incluindo as 25 subáreas; e específico, classificando as subáreas em clusters. A primeira análise indicou uma tendência para uma correlação negativa média, entre áreas verdes e índice de poluição de ruído diurno (Lnpd), índice de poluição de ruído noturno (Lnpn) e Ldn (r=-0.577, -0.484, -0.373, respectivamente). Na segunda análise, considera-se o subconjunto 3, que representa áreas com instituições educacionais e clínicas, esta correlação foi classificada como alta negativa (r=-0,729, -0,721, -0,541). Os resultados revelam índices com alta correlação negativa, significando estatisticamente que existe uma relação proporcional inversa entre áreas verdes e poluição sonora.

Palavras-chave:
Espaços verdes urbanos; Descritores de ruído; Ruído de tráfego; Conforto acústico; Imagens de satélite; Processamento de imagens

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