Método de análise para o projeto de edifícios escolares

Paula Roberta Pizarro Pereira Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski Marcella Savioli Deliberador Sobre os autores

Resumo

Este artigo apresenta um método de análise de projetos arquitetônicos escolares. Esse método utiliza parâmetros de projeto, projetos de referência e comparações para o contexto brasileiro como embasamento teórico. Apresenta-se uma revisão bibliográfica completa sobre métodos e ferramentas de análise e de avaliação dos projetos escolares. Três métodos foram selecionados para estruturar o método proposto. Parâmetros de projeto foram selecionados, especificamente para a Fundação para o desenvolvimento da Educação (FDE), responsável por gerenciar mais de 5000 escolas públicas do Estado de São Paulo, Brasil. O método contém uma estrutura de análise de projeto, baseado nos parâmetros de projeto e em comparações entre os projetos precedentes e as soluções locais de projeto. Testes realizados com 34 propostas de projeto apresentaram que comparações possibilitam maior transparência nos parâmetros de projeto escolares e o processo de tomada de decisão mostrou-se mais eficiente. O método amplia as reflexões sobre os aspectos multidisciplinares do ambiente escolar contemporâneo e é uma ferramenta de apoio ao processo de projeto para vários contextos para inspirar uma arquitetura escolar de qualidade e com o aprendizado como foco principal.

Palavras-chaves:
Arquitetura escolar; Processo de projeto; Método de análise de projeto

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