Resumo
Este artigo tem como objetivo a avaliação estética da composição arquitetônica de 12 projetos de arquitetos que receberam o maior prêmio de arquitetura existente no mundo, o Pritzker de Arquitetura, de 1983 a 2012, a identificação dos projetos mais e menos preferidos e das justificativas para tais preferências, por pessoas com diferentes níveis e tipos de formação educacional. A coleta de dados foi realizada através de questionário disponibilizado on-line noprograma Lime Survey a três grupos, em um total de 220 respondentes, conforme segue: arquitetos (65); nãoarquitetos com curso universitário (134); e pessoas sem conclusão e sem início de curso universitário (21). Cada um dos 12 projetos foi representado no questionário por uma fotografia colorida editada, visando à retirada de elementos que poderiam afetar a avaliação estética das edificações. Testes estatísticos não paramétricos, como Kendall’s W e Kruskal-Wallis, foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados evidenciam, por exemplo, que os projetos de arquitetos que receberam o Prêmio Pritzker são percebidos diferentemente em função, fundamentalmente, de seus diferentes níveis de ordem e de estímulo visual, embora exista maior valorização da presença de ordem nas composições por parte dos respondentesarquitetos e maior consideração da existência de estímulo visual por parte dos nãoarquitetos.
Palavras-chave:
Composição arquitetônica; Percepção estética; Prêmio Pritzker de Arquitetura
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail


Fontes: 1 -Museu de arte (2009 - construção), Paju-Si, Coréia do Sul, Álvaro Siza (1992 - premiação) http://www.architectural-review.com/buildings/mimesis-museum-by-lvaro-siza-carlos-castanheira-and-jun-saung-kim-paju-book-city-south-korea/8607232.article; 2 -Hotel (2005), Madrid, Espanha, Jean Nouvel (2008) http://visuall.net/2011/02/23/interesting-hotel-projects-hotel-puerta-america-part-i/; e 3 -Cemitério (1971), Módena, Itália, Aldo Rossi (1990) http://ffffound.com/image/96c856602890d73dcc7a0197b8be8f2e5213f553.

Fontes: 1 -Biblioteca (1963), New Haven, EUA, Gordon Bunshaft (1988) http://larryspeck.com/2010/02/19/beinecke-rare-book-and-manuscript-library/; 2 -Estádio de futebol (2008), Beijing, China, Herzog e De Meuron (2001) http://www.bustler.net/index.php/article/herzog_de_meurons_birds_nest_wins_riba_lubetkin_prize; e 3 -Ginásio de esportes (1984), Fujisawa, Japão, Fumihiko Maki (1993)http://www.architravel.com/ architravel/building/ fujisawa-municipal-gymnasium.

Fontes: 1 -Ginásio esportivo (1964), Takamatsu, Japão, Kenzo Tange (1987)http://www.lifeonsundays.com/post/9622096842/kenzo-tange-kagawa-prefectural-gymnasium-japan; 2 -Prefeitura de Dallas (1978) - EUA, I. M. Pei (1983) http://www.travelsupermarket.com/blog/12-more-sci-fi-film-locations-you-can-actually-visit/; e 3 -Café (2006) Jinhua, China, Wang Shu (2012)http://www.pritzkerprize.com/media/2012_media/imagens-download.

Fontes: 1 -Ópera de Sydney (1973), Austrália, Jorn Utzon (2003) - Autor (2002); 2 -Biblioteca e museu (1971), Austin, EUA, Gordon Bunshaft (1988)http://www.flickr.com/photos/wallyg/8035778427/; e 3 -Centro de imprensa (1967), Chuo, Japão, Kenzo Tange (1987)http://architecturalmoleskine.blogspot.com.br/2011/10/metabolist-movement.html.
