Resumo
Estradas vicinais são muito utilizadas para o escoamento da safra da área da colheita até os centros de distribuição na cidade de Guarapuava-PR, referência nacional no setor agrícola. Esta pesquisa avaliou o efeito da adição de cinzas de fornos de olarias (CFO) ao solo laterítico de uma estrada não pavimentada. Foram produzidas misturas de solo e CFO de três diferentes granulometrias, nos teores de substituição de 25%, 50% e 75%, de cinza em relação à massa total da mistura, caracterizadas quanto à:granulometria, limite de liquidez (LL), limite de plasticidade (LP) e ponto ótimo da curva de compactação sob energia modificada (umidade ótima (wot) e peso específico aparente seco máximo (ρdmáx)). Os resultados obtidos mostraram que a adição da CFO foi responsável por aumentos nos parâmetros LL, LP, wot, ISC, bem como pela redução do ρdmáx e da expansão da maioria das misturas, principalmente para a granulometria C1, no teor de 25%. Cinzas mais finas destacaram-se nos resultados de ISC e expansão. Substituições de 75% de CFO prejudicaram as propriedades geotécnicas, mas a estabilização granulométrica com CFO revelou-se viável, especialmente em misturas solo-C2 para utilização como sub-base, atendendo aos parâmetros recomendados de LL e LP, proporcionando mitigação de resíduos e uma alternativa para melhoramento de solos para pavimentação.
Palavras-chave:
Estabilização do solo; Pavimentação; Resíduo da indústria de cerâmica vermelha; Cinza de fornos
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail







