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Comparação de métodos matemáticos e medidas de índices de poluição sonora em rotas de pedestres

Resumo

Neste trabalho nós propomos uma análise dos índices do tráfego de ruído veicular e uma comparação entre medições de campo e dados de previsões obtidas de modelos matemáticos. A área de estudo são duas rotas de pedestres, de uma cidade sul-americana de médio porte. Estudantes universitários utilizam essas rotas nos deslocamentos entre suas universidades e seus lugares de moradia. Nós monitoramos vinte e oito pontos ao longo das duas rotas, realizando três medições diurnas para cada ponto. Os valores calculados foram obtidos utilizando dois modelos de previsão matemática: o modelo inglês CRTN (Cálculo do Ruído de Trânsito Rodoviário) e o modelo francês NMPB-rotas (Nouvelle Methode de Prevision de Bruit). As medidas consideraram dois descritores de ruído: o nível de ruído contínuo equivalente (LAeq) e o índice de poluição sonora (Lnp). Os resultados mostram que os pedestres estão expostos a níveis excessivos de ruído veicular ao longo dessas rotas. De outro lado, a análise mostrou que os dois modelos matemáticos alcançaram boa similaridade e bom desempenho no potencial de previsão. O modelo CRTN teve melhor desempenho do que NMPB, demonstrando ser útil como ferramenta auxiliar no monitoramento do ruído de tráfego veicular. Nós utilizamos as previsões CRTN (LAeq) para gerar o mapa dos índices de poluição sonora.

Palavras-chave:
Ruído de tráfego; Mapa de ruído; Modelo de predição; Conforto acústico; CRTN; NMPB

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