Acessibilidade / Reportar erro

Quimioprevenção com própolis verde extraído em L-Lisina versus promoção da carcinogênese como L-Lisina em ratos induzidos ao câncer de bexiga pelo N-Butyl-N-[4-hydroxybutyl] nitrosamine (BBN)

OBJETIVO: Determinar os efeitos da própolis verde extraída em L - Lisina (WSDP) e da L-Lisina por 40 semanas em ratos induzidos a carcinogênese de bexiga. MÉTODOS: Os animais (grupos I, II, III, IV, V e VI) receberam BBN por 14 semanas. O grupo I foi tratado com própolis 30 dias antes de receber BBN e em seguida estes animais foram tratados diariamente com própolis; Os grupos II e III foram tratados com própolis subcutânea e oral (respectivamente) e concorretemente com BBN. Os animais do grupo IV foram tratados com L- Lisina; o grupo V recebeu água subcutânea; o grupo VI recebeu apenas BBN. Entre os animais não submetidos a indução de carcinogênese, Grupo VII, receberam própolis, Grupo VIII, receberam L-Lisina e Grupo IX receberam água. RESULTADOS: A incidência de carcinoma no grupo I foi menor que no grupo controle (grupo IV) A multiplicidade de carcinoma no grupo IV foi maior que no grupo VI. Todos os animais tratados com L - Lisina desenvolveram carcinomas e estes foram mais invasivos no grupo IV que no grupo controle. Por outro lado o grupo VIII não apresentou lesões. CONCLUSÃO: WSDP é quimiopreventiva contra a carcinogese de bexiga se administrada 30 dias antes do início do BBN, e a L - Lisina causa promoção da carcinogênese de bexiga.

Lisina; Própole; Neoplasias Urogenitais; Ratos


Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com