Cirurgia como sinônimo de operação

Saul Goldenberg

17 - TERMINOLOGIA MÉDICA

CIRURGIA COMO SINÔNIMO DE OPERAÇÃO

Saul Goldenberg1 1 - Editor Ciêntífico Responsável. Acta Cirúrgica Brasileira.

CIRURGIA é um ramo da CIÊNCIA MÉDICA, que compreende:

  1. Patologia cirúrgica

  2. Clínica cirúrgica

Terapêutica Cirúrgica, que se dedica ao tratamento das doenças, lesões ou deformidades por processos manuais denominados operações ou intervenções operatórias ou cirúrgicas e inclui a TÉCNICA e TÁTICA OPERATÓRIAS. Portanto, CIRURGIA NÃO É SINÔNIMO DE OPERAÇÃO.

A CIRURGIA tornou-se um ramo do conhecimento médico amplo e multidisciplinar. Quem exerce CIRURGIA, não basta ser um bom artesão necessita adquirir muito conhecimento.

Na observação do Prof. Joffre M. de Rezende, em seu livro Linguagem Médica ressalta que "a prevalecer o uso de cirurgia como sinônimo de operação, é de se prever o aparecimento de um novo verbo – cirurgiar. Será, então, mais elegante dizer que o doente foi cirurgiado do que operado." E o plural CIRURGIAS não existe. Dizer ou escrever que "cirurgias"foram realizadas está totalmente incorreto.

PATOLOGIA COMO SINÔNIMO DE DOENÇA

Patologia é outro ramo da CIÊNCIA MÉDICA que descreve as alterações anatômicas e funcionais causadas no organismo pelas DOENÇAS. Divide-se em Patologia Geral e Patologia Especial.

Em nenhum dicionário especializado ou não em termos médicos, encontra-se averbado o termo PATOLOGIA como sinônimo de DOENÇA, enfermidade ou afecção. Também não existe o plural PATOLOGIAS.

Lamentavelmente encontramos na palavra escrita e falada, com freqüência, o uso do termo patologia (s) ao invés de doença (s), afecção (ões).

Dizer que o doente tem uma "patologia", como adverte BECKER e também REZENDE, seria o mesmo que dizer que ele tem uma "cardiologia", uma "pneumologia"ou uma "neurologia", em lugar de cardiopatia, pneumopatia ou neuropatia.

Não se justifica, portanto, esse desvio semântico.

REFERÊNCIAS

Becker I. A nomenclatura biomédica no idioma português do Brasil: contribuição ao seu estudo lingüístico e ao estabelecimento de normas. São Paulo: Livraria Nobel; 1968.

Rezende JM De. Linguagem médica. São Paulo: Fundo Editorial Byk; 1992.

  • 1
    - Editor Ciêntífico Responsável. Acta Cirúrgica Brasileira.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Set 2003
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia Al. Rio Claro, 179/141, 01332-010 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3287-8814 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sgolden@terra.com.br