Editorial

Aldo da Cunha Medeiros Sobre o autor

EDITORIAL

Um IX Congresso Multidisciplinar

A Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SOBRADPEC)tem entre suas finalidades organizar e executar o aprimoramento científico e técnico de médicos, biomédicos e estudantes de áreas afins, promover o aperfeiçoamento do padrão médico e biomédico pelo intercâmbio com sociedades congêneres nacionais e estrangeiras, dentre outras. Seus mais significativos objetivos são organizar, administrar e editar a revista científica Acta Cirúrgica Brasileira, incentivar a pesquisa e organizar o seu Congresso Nacional a cada dois anos. De 12 a 15 de abril de 2005 o IX Congresso Nacional de Cirurgia Experimental foi realizado em Natal-RN, conjuntamente com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCSa-UFRN), que promoveu seu I Simpósio Nacional, numa parceria multidisciplinar.

Apesar de todas as limitações impostas aos pesquisadores do país, o congresso deu uma demonstração do quanto é possível ser realizado no que tange à produção do conhecimento e à formação de recursos humanos de alta qualidade na área da saúde. Com a publicação de 46 trabalhos científicos neste suplemento da Acta Cirúrgica Brasileira, doravante indexada no MEDLINE, e com o duplo patrocínio da UFRN e da SOBRADPEC este exemplar tornou-se, não apenas maior, mas muito importante para a cirurgia acadêmica e para a comunidade científica como um todo. Permito-me cumprimentar os autores que enviaram seus artigos e aguardaram vê-los publicados neste periódico, que disponibilizou um suplemento exclusivo para os eventos, publicando não só contribuições da área cirúrgica, mas de todas aquelas que fazem parte das ciências da saúde. Uma seleção criteriosa foi realizada entre os 84 artigos submetidos.

Seis teses de doutorado e duas dissertações de mestrado foram defendidas durante os eventos, com a participação de palestrantes convidados em suas bancas examinadoras. Particularmente para este IX Congresso, todas as 26 regionais da SOBRADPEC foram insistentemente convocadas para enviarem sugestões de temas sob a forma de palestras, mesas redondas, simpósios e comunicações científicas, relacionadas com pesquisas em desenvolvimento e assuntos de interesse dos membros da Comunidade Azul. A resposta foi ampla, imediata e vinda de todos os colegas acionados, fato que tornou o programa dos eventos representativo, contemplou áreas da maior importância como metodologia da pesquisa, cujo curso interativo teve número expressivo de participantes, formação de monitores de técnica operatória, bioética, política editorial na área científica e pesquisa de ponta. Da mesma forma, a Comissão Organizadora do I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde contou com a participação de convidados de outros programas, de representantes das agências de fomento à pesquisa e pós-graduação, dos seus orientadores e alunos, todos irmanados com os que fazem a SOBRADPEC. As lideranças de ambas as instituições merecem o reconhecimento por sua visão e por seus esforços, ao terem transformado sua visão privilegiada em realidade.

Chamou atenção a participação maciça de alunos de programas de iniciação científica de várias Universidades, em todas as atividades dos eventos. A experiência tem demonstrado aspectos vantajosos aos alunos de graduação que se vinculam a pesquisadores e são estimulados a desenvolverem projetos de pesquisa. Comparados com os que não se interessam ou não tiveram oportunidade de receber estímulo, são mais imaginativos, mais versáteis, adquirem espírito crítico, em decorrência do aprimoramento no conhecimento científico e, conseqüentemente, têm tido maiores chances de diferenciação na carreira profissional ou acadêmica.

Inovação em Cirurgia foi o tema central, plenamente contemplado com a discussão e troca de experiências em aspectos atuais como transplante de órgãos, uso do laser em diagnóstico e tratamento, infecção, nutrição, obesidade, cirurgia minimamente invasiva, microcirurgia, resposta ao trauma, entre tantos outros temas de forte impacto na assistência ao doente. Os eventos mostraram a força e a abrangência da SOBRADPEC, aliada ao PPGCSa-UFRN, na expressão da responsabilidade, competência e humanismo de suas ações.

Aldo da Cunha Medeiros

Presidente da Regional RN da SOBRADPEC

Chefe do Núcleo de Cirurgia Experimental-UFRN

Pesquisador nível 1-CNPq

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2007
  • Data do Fascículo
    2005
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia Al. Rio Claro, 179/141, 01332-010 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3287-8814 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sgolden@terra.com.br