Acessibilidade / Reportar erro

Estudo clínico e anatomopatológico da cicatrização cutânea no gato doméstico: utilização do laser de baixa potência GaAs (904 nm)

A pesquisa avalia a ação do laser de baixa potência Arseneto de Gálio (904 nm) em feridas cirúrgicas de pele de felinos. Utilizamos 63 animais divididos em 3 grupos: A - radiados com 4J/cm2 , B - radiados com 2J/cm2 e C - controle, não radiados. A aplicação da radiação foi única no pós-operatório imediato em feridas cirúrgicas de gatas submetidas a ovariohisterectomia por conveniência. Realizamos estudo macroscópico e de microscopia de luz (Hematoxilina e Eosina) nos tempos 2º, 4º, 8º e 15º dias de pós-operatório. Obtivemos clínica e microscopicamente resultados que sugerem um incremento na cicatrização das feridas radiadas quando comparado com o grupo controle e, se mostrando vantajosa ainda a radiação com 2J/cm2 em relação a 4J/cm2. Acreditamos, portanto ser o laser um adjuvante na cicatrização cutânea, podendo otimizar a evolução de feridas pós-cirúrgicas por primeira intenção nas condições e espécie animal estudada.

Cicatrização; Laser; Pele; Gato doméstico; GaAs (Arseneto de Gálio)


Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com