Acessibilidade / Reportar erro

Análise posturográfica em professores da rede estadual de ensino com diferentes níveis de atividade física habitual

RESUMO

Objetivo

comparar parâmetros do controle postural em professores da rede estadual de ensino com diferentes níveis de atividade física habitual.

Métodos

participaram 50 professores (48,1±9 anos) que foram avaliados em plataforma de força, na posição bipodal, olhos abertos, em superfícies rígida e instável. O Questionário Internacional de Atividade Física (versão curta) foi utilizado para categorizar o nível de atividade física em baixo, moderado e alto. O nível de atividade física também foi dicotomizado em grupos de mais ativos (G1) e menos ativos (G2). O estudo realizou análise de subgrupos para gênero e faixa etária e aplicou a estatística não paramétrica.

Resultados

os dados demonstraram que o grupo G2, as mulheres menos ativas e os indivíduos menos ativos na faixa etária de 49 a 60 anos apresentaram piores resultados na velocidade na direção anteroposterior, na condição de superfície instável e na diferença das médias entre a superfície rígida e a instável.

Conclusão

o grupo menos ativo, as professoras menos ativas e os participantes menos ativos na faixa etária de 49 a 60 anos apresentaram piores resultados na velocidade na direção anteroposterior.

Palavras-chave:
Equilíbrio postural; Audiologia; Atividade física; Professores escolares; Promoção da saúde

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br