Acessibilidade / Reportar erro

Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório

Educational workshops as a strategy to promote hearing heath of adolescents: an exploratory study

Resumos

OBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes.

Educação em saúde; Audição; Perda auditiva provocada por ruído; Serviços de saúde para estudantes; Adolescente


PURPOSE: Develop and evaluate educational workshop on hearing health and noise exposure adolescents, students of public school. METHODS: Intervention study involving 91 adolescents. Educational activity was conduce based on the problem-posing education and as a methodological resource group work in the form of workshops in which young people were invited to reflect on the hearing health and noise exposure in cultural activities (leisure),and environmental education. Was used differents strategies playful and dialogical as: theater, music, conversation wheel, making mural. For evaluation of the workshop were applied two questionnaires, one questionnaire before and another after the workshop aimed at identifying and understandingc an change attitudes of young people against the noise, and the other on the development of the workshop. RESULTS: After the workshops, was observed changes in the understanding of young people, considering the noise as something bad and harmfulto health, however significant differences were observed, the necessary care with hearing related to cultural activities. The students' perceptions related to the dynamics used in the workshops was very good or goodby more than 80% of the evaluations. CONCLUSION: The educational workshops showed to be appropriate for health education of hearing students. Changes were observed in the understanding of teenagers, especially the effect of noise on cultural activities. The playful and dialogical strategies proposed in the workshop were accepted and appreciated by adolescents.

Health education; Hearing; Hearing loss, Noise-induced; Student health services; Adolescent


  • 1
    Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2009. Rio de Janeiro: IBGE; 2009. [Internet]. [acesso em: 2011 dez]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/
  • 2
    Lacerda ABM. Audição no contexto escolar: práticas voltadas à promoção e à prevenção. In: Bevilacqua M, Balen P, Reis F. (Org.). Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos; 2011. p 549-70.
  • 3
    Morata TC. Young people: their noise and music exposures and the risk of hearing loss. Int J Audiol. 2007;46(3):111-2.
  • 4
    Araújo A, Rocha RL, Armond LC. Da tendência grupal aos grupos operativos com adolescentes: a identificação dos pares facilitando o processo de orientação e educação em saúde. Revista Médica de Minas Gerais. 2008;18(4-S1):123-30.
  • 5
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
  • 6
    Kruschewsky JE, Kruschewsky ME, Cardoso JP. Experiências pedagógicas de educação popular em saúde: a pedagogia tradicional versus a problematizadora, um estudo de revisão. Rev Saúde Com. 2008Jul/Dez;4(2):160-76.
  • 7
    Alvim NAT, Ferreira MA. Perspectiva problematizadora da educação popular em saúde e a enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis. 2007Abr-Jun;16(2):315-19.
  • 8
    Zocoli AMF, Morata TC, Marques JM. Adaptação para o português brasileiro do questionário Youth Attitude to Noise Scale (YANS). Rev Bras Otorrinolaringol. 2009;75(4):485-92.
  • 9
    Olsen SE. Psychological aspects of adolescents' perceptions and habits in noisy environments [tese]. Sweden: Departament of Psycology - Göteborg University; 2004.
  • 10
    Serra MR, Biassoni EC, Richter U, Minoldo G, Franco G, Abraham S, et al. Recreational noise exposure and effects on the hearing of adolescents. Part I: An interdisciplinary long-termstudy. Int J Audiol. 2005Feb;44(2):65-73.
  • 11
    Serra MR, Biassoni EC, Hinalaf M, Pavlik M, Villalobo JP, Curet C et al. Program for the conservation and promotion of hearing among adolescents. Am J Audiol. 2007Dec:16(2):158-64.
  • 12
    Lacerda ABM, Gonçalves CGO, Zocoli A, Dias C, Paula K. Hábitos auditivos e comportamento de adolescentes diante das atividades de lazer ruidosas. Rev CEFAC. 2011;13(2):322-9.
  • 13
    Penteado RZ, Servilha EAM. Fonoaudióloga em saúde publica/coletiva: compreendendo a prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrb Comun. 2004;16(1):107-16.
  • 14
    Lipay MS, Almeida EC. A fonoaudiologia e sua inserção na saúde pública. Rev Ciênc Méd. 2007Jan-Fev;16(1):31-41.
  • 15
    Almeida SMVT, Reis RA. Políticas públicas de saúde em fonoaudiologia. In: Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (Orgs.). Tratado de fonoaudiologia. 2a. ed. São Paulo: Roca; 2009. p.640-55.
  • 16
    Chum RYS. Promoção da saúde e a produção do cuidado em fonoaudiologia. In: Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (Orgs.). Tratado de Fonoaudiologia. 2a.ed. São Paulo: Roca; 2009. p. 605-11.
  • 17
    Soares VNM, Lacerda ABM, Lopes FC, Testoni RI. Perfil de saúde, comportamentos e hábitos auditivos de escolares em Curitiba. Tuiuti: Ciência e Cultura, Curitiba. 2013;46:137-49.
  • 18
    Samelli AG, Schochat E. Perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevado em um grupo de músicos profissionais de rock-and-roll. Acta AWHO. 2000Jul-Set;19(3):136-43.
  • 19
    Luz TS, Borja ALVF. Sintomas auditivos em usuários de estéreos pessoais. Int Arch Otorhinolaryngol. 2012;16(2):163-9.
  • 20
    Bordenave JED. Alguns fatores pedagógicos. Revista Interamericana de Educação de Adultos. 1983;(3):1-2.
  • 21
    Ferreira MA. Educação na adolescência: grupo de discussão como estratégia de pesquisa e cuidado-educação. Texto & contexto enferm. 2006Abr-Jun;15(2):205-11.
  • 22
    Campos JDB, Zuanon ACC. Educação em saúde: aspectos relevantes apontados por adolescentes. Ciênc Odontol Braz. 2004Abr-Jun;7(2):55-60.
  • 23
    Souza AC, Colomé ICS, Costa LED, Oliveira DLLC. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2005Ago;26(2):147-53.
  • 24
    Bandura A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Engle Wood Cliffs: Prentice Hall. 1986
  • 25
    Sobel J, Meikle M. Applying health behavior theory to hearing-conservation interventions. Semin Hear. 2008;29(1):81-9.
  • 26
    Camargo M. Oficina de educação em saúde com adolescentes: relações de trocas interindividuais no contexto das interações. Cadernos de Aplicação. 2008;21(2):571-79.
  • 27
    Horta NC, Sena RR. Abordagem ao adolescente e ao jovem nas políticas públicas de saúde no Brasil: um estudo de revisão. Physis. 2010;20(2):475-95.
  • 28
    Horta NC, Lage AMD, Sena RR. Produção científica sobre políticas públicas direcionadas para jovens. Rev Enferm UERJ. 2009;17(4):538-43.
  • 29
    Santos AAG, Silva RM, Machado MFAS, Vieira LJES, Catrib AMFJ, Herla MF. Sentidos atribuídos por profissionais à promoção da saúde do adolescente. Cien Saude Colet. 2012;17(5):1275-84.
  • 30
    Soares VNM, Lacerda ABM. Atividades grupais e o protagonismo juvenil em saúde do escolar no âmbito da fonoaudiologia. In: Berberian AP, Santana AP (Orgs.) Fonaudiologia em contextos grupais: referenciais teóricos e práticos. Curitiba: Plexus; 2012. p.183-201.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    06 Nov 2012
  • Aceito
    23 Jul 2013
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br